Como seres sociais, desde o momento do nascimento buscamos nos conectar com grupos que nos acolham e nos validem. É por isso que podemos dizer que o senso de pertencimento é uma necessidade humana fundamental, independentemente de características sociais ou culturais.
No ambiente de trabalho, esse também é um componente fundamental para o bem-estar físico e emocional. Por outro lado, a falta desse tipo de conexão pode enfraquecer vínculos e prejudicar o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, profissionais de RH, gestores e líderes precisam agir para desenvolver esse sentimento.
A seguir, você entenderá quais são os principais impactos do senso de pertencimento e como desenvolvê-lo!
O que é senso de pertencimento?
O senso de pertencimento no trabalho é a sensação de fazer parte do local de trabalho de maneira autêntica e significativa. Quem tem esse sentimento normalmente tem uma autopercepção positiva e se considera aceito, respeitado e conectado com as demais pessoas.
Esse conceito no cenário organizacional também se relaciona à conexão existente entre as pessoas e a cultura, a visão e os valores do negócio. Assim, profissionais com alto grau de pertencimento costumam estar bem alinhados aos elementos principais da companhia.
Ao mesmo tempo, o senso de pertencimento depende de um reconhecimento das individualidades como parte do todo. Ou seja, os talentos pertencentes sentem que suas habilidades e características específicas são relevantes para a empresa.
É por isso que o senso de pertencimento vai muito além da ideia de comparecer ao trabalho ou cumprir metas. Ele está profundamente conectado com uma percepção emocional e positiva de inclusão e com um vínculo verdadeiro por parte das pessoas com o negócio.
Também podemos afirmar que o senso de pertencimento faz com que as pessoas se sintam parte de algo maior que elas mesmas. Assim, a experiência no ambiente de trabalho se torna mais humana e capaz de gerar mais impactos positivos.
Por que as empresas precisam gerar esse sentimento nas pessoas?
O engajamento e o clima organizacional são altamente dependentes do senso de pertencimento. Logo, esse é um dos principais elementos de um ambiente de trabalho positivo e saudável.
Quando as pessoas se sentem verdadeiramente pertencentes, a tendência é que os vínculos entre as equipes se fortaleçam. Em partes, isso se deve à criação de um espaço baseado em confiança e colaboração.
Ao mesmo tempo, cada pessoa colaboradora se enxerga como uma parte relevante de toda a engrenagem do negócio. Com isso, a tendência é observar uma melhora no desempenho organizacional.
Um estudo da Harvard Business Review ajuda a demonstrar, em números, a importância de desenvolver esse sentimento. Em geral, empresas com uma elevada percepção de pertencimento alcança resultados como:
aumento de 56% da performance;
redução de 50% do risco de turnover;
diminuição de 75% no número de dias de licença por doença;
aumento de 167% na satisfação dos profissionais.
Diante desses dados, fica fácil perceber que desenvolver o senso de pertencimento não é só uma prática humanizada. Essa também é uma forma de obter vantagens competitivas importantes, especialmente diante da necessidade de atrair e engajar bons talentos.
Como as empresas podem promover o pertencimento?
Além de compreender a importância do senso de pertencimento, profissionais de RH, pessoas gestoras e lideranças precisam entender como promover o sentimento de pertencimento.
Essa é uma tarefa que exige uma atuação estruturada, contínua e efetivamente interessada em desenvolver essa percepção. A seguir, veja quais medidas implementar!
Escutar as pessoas
A escuta ativa é essencial para desenvolver o senso de pertencimento. Essa ação envolve mais que apenas ouvir as pessoas: o foco deve estar em compreender, acolher e agir com base no que é compartilhado.
Ao mesmo tempo, escutar as pessoas não deve se resumir às participações em reuniões ou à realização de pesquisas de clima organizacional — embora elas também sejam importantes. Em vez disso, o ideal é criar espaços seguros para a expressão e comunicação das pessoas.
Isso significa ter um ambiente que transmita confiança para que as pessoas possam dar ideias e apresentar sugestões de melhorias. É essencial que as pessoas não tenham medo de julgamentos ou represálias, pois é isso que permite que elas falem de forma genuína.
Promover o endomarketing
O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é fundamental para desenvolver o senso de pertencimento. Isso ocorre porque ele envolve diversas ações focadas em engajar, informar e mesmo valorizar os times e os colaboradores.
Enquanto a empresa precisa saber se comunicar para se conectar com o público por meio do marketing comum, o endomarketing assume esse papel internamente. Por meio dele, as pessoas entendem seu papel na organização e têm a chance de se sentir parte de algo maior.
As iniciativas de endomarketing são variadas e podem incluir comunicações personalizadas, programas de reconhecimento, eventos internos, entre outros. Essas são oportunidades para conectar as pessoas e gerar identificação com a marca empregadora.
Outro ponto positivo de investir no endomarketing é o foco na transparência. Desse modo, é possível criar um fluxo de informações que realmente integra as pessoas à realidade do negócio.
Compartilhar o propósito da companhia
Já que o senso de pertencimento também envolve conectar as pessoas com os pilares do negócio, é essencial compartilhar claramente o propósito da empresa. Essa é uma prática que muitas vezes é deixada de lado, mas que é poderosa para explicar a razão de existir do negócio e dar significado ao trabalho.
Pense no caso de uma empresa cujo propósito é ajudar pequenos e médios empreendedores a prosperar por meio das soluções oferecidas. Quando esse propósito é claro para as pessoas e elas se sentem pertencentes, a tendência é que os colaboradores também se vejam contribuindo com os pequenos empreendedores do país.
No entanto, esse compartilhamento só gerará o efeito desejado se ele ocorrer além das palavras. É preciso demonstrar o propósito no dia a dia, usando-o de forma coerente como guia para as decisões e ações.
Ao final, é possível criar uma identidade coletiva que funciona como uma espécie de fio que une todos os colaboradores em torno do mesmo propósito.
Incentivar a participação das pessoas nas ações da empresa
Outra forma de fazer com que os colaboradores se sintam pertencentes inclui envolver as pessoas nas diversas atividades da empresa. Quando os profissionais se envolvem nas iniciativas organizacionais, a tendência é que se conectem mais com a companhia, seu propósito e as demais pessoas.
Entre as soluções para incentivar a participação estão a criação de comitês internos, desenvolvimento de programas de voluntariado, iniciativas de inovação e outras.
Além disso, abrir espaço para as pessoas contribuírem com as diversas atividades faz toda a diferença. Para tanto, oferecer autonomia para os colaboradores permite que cada pessoa dê a própria contribuição, sem perder de vista o propósito e os objetivos do negócio.
Fortalecer iniciativas de D&I
Para as pessoas se sentirem pertencentes é essencial que elas se enxerguem na organização, certo? Por isso, desenvolver e fortalecer a diversidade e a inclusão é indispensável.
As iniciativas de D&I ajudam a criar um espaço em que todos podem se sentir respeitados, valorizados e incluídos — independentemente de características como raça, orientação sexual, idade, capacidade física, origem ou identidade.
O foco aqui deve ser mais que alcançar metas de representatividade. Embora esses sejam aspectos relevantes, é fundamental pensar na inclusão e na diversidade de modo genuíno e com integração verdadeira à cultura organizacional.
Para tanto, é possível implementar estratégias variadas, sendo algumas delas:
criação de grupos de afinidade ou discussão;
palestras e treinamentos de sensibilização e conscientização;
adoção de políticas de recrutamento inclusivas e sem vieses;
implementação de canais de denúncia a condutas contrárias à diversidade.
Mesmo para aqueles que não fazem parte de grupos minorizados, o incentivo à diversidade e inclusão demonstra que a empresa valoriza e acolhe as individualidades. Como consequência, o pertencimento ao ambiente é favorecido.
Criar uma cultura de feedback
Como você conferiu até aqui, comunicação e transparência são dois elementos-chave para desenvolver o senso de pertencimento. Outra maneira de colocar esses valores em prática é por meio da criação e fortalecimento de uma cultura de feedback.
Mais que apenas oferecer um retorno para os colaboradores, as pessoas também devem poder compartilhar suas perspectivas. A partir disso, é possível criar um ciclo positivo de orientações e impressões construtivas, em busca da melhoria contínua.
Para tanto, o feedback deve ser visto como uma ferramenta de desenvolvimento por todos — e não como uma crítica ou acusação. Além disso, lideranças e liderados devem dar e receber feedback regularmente, com base em confiança e respeito mútuo.
Também é interessante contar com múltiplos canais e formatos de feedback. Reuniões 1:1 e de avaliação de desempenho podem ser combinadas a conversas mais informais e a canais seguros para que todos se expressem.
Preparar as lideranças para oferecer acolhimento
O desenvolvimento do senso de pertencimento também depende da atuação das lideranças, que precisam ser capacitadas para acolher as pessoas. Como mostramos, isso envolve criar ambientes acolhedores e de segurança, além de firmar relações com base em respeito, confiança e empatia.
Nesse contexto, é importante desenvolver nas lideranças soft skills como a escuta ativa, inteligência emocional e comunicação clara. Líderes também precisam estar atentos às necessidades e experiências individuais, permitindo que colaboradores compartilhem com liberdade.
Entre as formas de preparação incluem a realização de workshops, treinamentos e mentorias, por exemplo. Dessa forma, as pessoas responsáveis pela gestão podem contribuir para aumentar o pertencimento dos colaboradores e criar equipes mais integradas.
Celebrar conquistas
Considerando que a percepção sobre o impacto do próprio trabalho tem um grande impacto no senso de pertencimento das pessoas, é essencial celebrar as conquistas no ambiente corporativo. Isso deve ser feito tanto quanto aos resultados individuais quanto do ponto de vista coletivo.
Quando a empresa bate uma meta relevante, por exemplo, a comemoração com os times aproxima as pessoas, gera um sentimento de satisfação e aprofunda a conexão com o propósito.
O reconhecimento pessoal também é importante e deve ser genuíno e proporcional à performance. Se uma pessoa recebe um reconhecimento público da liderança, a tendência é que ela fique mais engajada e motivada.
O reconhecimento e a celebração de conquistas pode ocorrer de diversas maneiras, como:
menções em canais internos de comunicação;
premiações e bônus;
eventos de comemoração.
O fato é que realizar ações desse tipo contribui para reforçar a mensagem que cada esforço importa, além de fortalecer os laços entre os colaboradores e a empresa.
Como você aprendeu, o senso de pertencimento é um pilar fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento no trabalho. Ao aplicar essas dicas, é possível transformar as relações no trabalho, aproximar as pessoas e gerar mais resultados para o negócio.
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