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As gerações no mercado de trabalho: quais são e como lidar da melhor forma


Pessoas de diversas idades ao redor da mesa de trabalho, com notebook e papéis. Capa do artigo exclusivo As gerações no mercado de trabalho no site da Great People
As gerações no mercado de trabalho | Artigo exclusivo Great People

Apesar de não podermos nos ater aos estereótipos para entender e lidar com as gerações inseridas hoje no mercado de trabalho, é importante compreender os diferentes contextos e experiências de cada uma delas.


Esse entendimento ajuda a reduzir possíveis conflitos, otimizar o relacionamento e aproveitar o que cada pessoa tem a oferecer para a organização.


As diferenças geracionais podem ser um desafio, mas também podem ser um motor para a inovação no seu negócio! Continue a leitura e saiba mais.


Qual é a importância de entender cada geração?


Além disso, entender as diferentes perspectivas e motivações de cada geração facilita a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo.


Quais são as gerações no mercado de trabalho?


Baby Boomers


A geração de Baby Boomers nasceu entre 1946 e 1964 e cresceu em um período de prosperidade econômica no geral. Os Baby Boomers geralmente são conhecidos por sua ética de trabalho forte, dedicação às empresas e lealdade. Quando o assunto é carreira, tendem a valorizar a hierarquia e a estabilidade no ambiente de trabalho.


Geração X


A Geração X nasceu entre 1965 e 1979, durante uma época de avanços tecnológicos e mudanças sociais. Por isso, é apontada como mais independente, prática, adaptável e resistente às mudanças.


Geração Y


A Geração Y, também conhecida como Millennials, é a de pessoas nascidas entre 1981 e 1995, um período marcado pelo avanço da tecnologia e da popularização da internet.


Os Millennials são conhecidos pelas suas habilidades digitais e seu desejo de flexibilidade no trabalho, valorizam bastante a diversidade, a colaboração e o propósito no ambiente organizacional. Essa geração tem impulsionado a adoção de tecnologia na rotina e novas formas de entender o trabalho.


Geração Z


A Geração Z é a mais nova dentro do mercado de trabalho, sendo composta por quem nasceu de 1996 a 2010. As pessoas dessa geração já cresceram em um mundo completamente digital, sendo altamente conectadas à tecnologia e às redes sociais.


Normalmente pessoas nascidas nesse período são conhecidas por sua criatividade, mentalidade empreendedora e pelo seu desejo de crescer rapidamente, prezando pelo cuidado com o meio ambiente, a diversidade e a inclusão no local de trabalho.


Quais são os principais desafios de lidar com diferentes gerações no mercado de trabalho?


Lidar com diferentes gerações no mercado de trabalho pode gerar vários desafios na rotina da sua empresa, principalmente ao gerenciar grandes equipes multigeracionais.


Segundo Daniela Diniz em seu livro “25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas Melhores Empresas para Trabalhar”:


“A cada nova entrada de geração, novos componentes nesse relacionados - empresa-colaborador- foram acrescentados, provocando mudanças em algumas práticas para atender às novas expectativas dos profissionais. A gestão de pessoas se torna cada vez mais sofisticada - e complexa.”

Segundo a pesquisa Trabalho Ideal, até mesmo a relação com o trabalho muda bastante de acordo com a geração. Enquanto 27,5% dos baby boomers acreditam que o trabalho impacta negativamente alguma área da vida, 53% dos millenials e da geração Z têm essa percepção.


Esse é apenas um exemplo de diferença geracional que precisa ser considerada para as empresas repensarem suas políticas e ações, e oferecerem uma experiência positiva para todas as pessoas - independentemente da idade.


Um dos principais desafios é pensar em quais formas é possível manter uma boa comunicação com os colaboradores de cada geração, com o objetivo de que eles se sintam ouvidos e livres para expressar suas ideias em conjunto com a equipe.

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Como otimizar o relacionamento com as diferentes gerações no mercado de trabalho?

Para otimizar o relacionamento com cada geração no dia a dia da empresa, além de entender melhor seu contexto e características, é importante adotar uma abordagem flexível e empática.

Aqui vão algumas dicas para melhorar a colaboração do seu time no dia a dia de trabalho:

  1. Comunique-se de forma clara e objetiva: é importante entender as diferenças geracionais e encontrar um caminho que converse com todas as pessoas, sem gerar estranhamentos ou até mesmo exclusão devido ao meio de comunicação ou à linguagem escolhida.

  2. Promova uma cultura inclusiva: valorize as contribuições dos profissionais de cada geração, promovendo oportunidade para que se sintam ouvidos e valorizados, e incentive a troca de aprendizados e experiências entre eles.

  3. Estabeleça metas e expectativas: defina previamente o que deve ser seguido, de forma clara, e reconheça o desempenho dos profissionais de cada geração, de acordo com as motivações e necessidades apresentadas.

  4. Ofereça oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional: invista em programas de treinamento e promova a aprendizagem contínua para que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver as habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho ideal, e também para uma convivência harmônica com as diferenças.


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Quais são os benefícios das equipes multigeracionais para o seu negócio?

Segundo um estudo divulgado pela Forbes, 85% das organizações acreditam que a diversidade geracional é algo que contribui para impulsionar a inovação de ideias. Ou seja, entender como melhorar a colaboração entre as gerações no mercado de trabalho é um ótimo caminho para fortalecer os resultados do seu negócio.

Algumas das principais vantagens de contar com equipes multigeracionais na sua empresa são:

  • Variedade de habilidades, conhecimentos e experiências para propor soluções mais criativas e eficazes ao lidar com desafios no dia a dia.

  • Diversidade de perspectivas para ampliar os pontos de vista e investir em processos de inovação durante os processos.

  • Aprendizado e desenvolvimento contínuo para promover um ambiente mais inspirador, com múltiplas oportunidades de troca de conhecimentos.

  • Adaptação à mudança para contribuir na atualização das tendências e demandas do mercado, ajudando a equipe a ter mais flexibilidade.

  • Conexão com diversos públicos para entender como ampliar a audiência de forma mais aprofundada no mercado.

Ao entender melhor os detalhes sobre as gerações no mercado de trabalho, é mais fácil o processo de melhorar o relacionamento e a integração do seu time multigeracional, prezando pela empatia e responsabilidade ao se comunicar com cada pessoa.

Para continuar aprendendo sobre os desafios e as tendências que envolvem a gestão de processos e pessoas, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades!



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