top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

Desenvolvimento de líderes: o que é e por que investir?

Atualizado: 19 de fev.

Desenvolvimento de líderes | Artigo exclusivo da Great People

A sua empresa já investe no desenvolvimento de líderes? Apesar de muitas pessoas falarem sobre a importância de integrar a equipe e atender a clientes de forma humanizada, é importante perceber o quão importante é o papel das lideranças nesse processo.


Desenvolver uma boa liderança na sua empresa vai muito além de reunir as habilidades de um bom chefe. Afinal, o líder não tem o papel somente de delegar tarefas e monitorar atividades, mas também de inspirar pessoas, engajar o time e transformar a empresa.


O despreparo das lideranças, inclusive, foi apontado como a prática que mais impacta negativamente o ambiente de trabalho, segundo dados do Relatório Trabalho Ideal.


Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o impacto de uma boa liderança em uma empresa, como desenvolver líderes e o porquê de fazer isso no seu negócio. Boa leitura!


O que é desenvolvimento de líderes?

O desenvolvimento de líderes é um processo contínuo e estruturado de aprendizado para aprimorar as habilidades de quem ocupa posições de liderança ou quem tem potencial para se tornar líder.


O principal objetivo de investir em desenvolvimento de liderança é capacitar pessoas a se tornarem líderes mais eficazes, com a plena capacidade de tomar decisões estratégicas e inspirar suas equipes.


Por que investir no desenvolvimento de líderes?

Ao investir no desenvolvimento de líderes no seu negócio, é possível garantir diversas vantagens a longo prazo. Pode ter certeza: não vão ser apenas os colaboradores do seu time que vão agradecer por esse investimento.

Algumas das principais razões são:


1. Melhoria do desempenho do time

Líderes bem desenvolvidos são capazes de conduzir os processos de forma mais eficaz, engajando as pessoas e aprimorando o potencial da empresa, o que leva a um melhor desempenho organizacional.


2. Atração e maiores índices de permanência de talentos

As pessoas percebem quando uma equipe conta com uma boa liderança, pois isso aumenta a satisfação dos trabalhadores e reduz a rotatividade na empresa.


3. Criação de uma cultura de liderança

Quando sua empresa investe em capacitar líderes, a probabilidade de outros colaboradores buscarem cargos de liderança no futuro aumenta bastante.


4. Facilidade para se adaptar às mudanças

O mercado está em constante mudança e, ao contar com líderes bem desenvolvidos, sua empresa pode gerar mais competitividade no mercado.

Além disso, o desenvolvimento de lideranças tem sido a principal prioridade de Gestão de Pessoas, além de ser apontado como um dos caminhos para a inovação e até mesmo como uma das principais ações para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis.

Recorte do Relatório de Tendências na Gestão de Pessoas de 2023, relatando que a prioridade listada é desenvolvimento de líderes.
Desenvolvimento de líderes | Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2023.

Como desenvolver líderes?

Hoje há diversas estratégias que podem ser implementadas para desenvolver líderes no seu negócio, e aqui vão algumas das melhores para inspirar você:

  • Programa de mentoria, que permite a troca de conhecimentos e acelera o aprendizado entre as lideranças;

  • Treinamentos e workshops, a fim de aprimorar algumas habilidades essenciais, como comunicação, tomadas de decisão e resolução de conflitos;

  • Treinamentos formais: programas mais estruturados e longos para desenvolver habilidades de liderança na rotina, como seminários, especializações e cursos;

  • Trilhas de aprendizado personalizadas: em vez de investir em um treinamento tradicional, sua empresa pode contratar uma organização especializada em oferecer avaliações de desempenho personalizadas para cada líder.

  • Feedback constante, com o objetivo de facilitar a identificação do que pode ser melhorado;

  • Oportunidade e confiança, que facilita os líderes a colocar em prática suas habilidades e seus conhecimentos com a equipe.


Além disso, é importante fomentar o lifelong learning na sua empresa. Esse conceito não se refere a uma metodologia, mas um estilo de viver e trabalhar, remetendo a um processo de aprendizagem constante.


Ao incentivar a cultura da inovação e do lifelong learning, é possível aumentar a qualidade do trabalho da gestão e dos times, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes e facilitando o alcance de metas.


Quais comportamentos devem fazer parte de uma boa liderança?

Algumas competências essenciais para uma liderança que deseja fortalecer a cultura organizacional da empresa, engajando as pessoas, inspirando profissionais e aprimorando os resultados, entre elas:

  • Boa comunicação para evitar desentendimentos ou falhas no processo;

  • Empatia, respeito e escuta ativa;

  • Inteligência emocional para lidar com mudanças e situações de incerteza;

  • Fit cultural com a organização;

  • Capacidade de inspirar, motivar, engajar e desenvolver pessoas;

  • Facilidade para alinhar estratégias e ações;

  • Tomada de decisões assertivas.

Programa de desenvolvimento de líderes: como montar um na sua empresa?

Agora que você já sabe qual é a importância de investir em desenvolvimento de líderes, veja como montar um plano na sua empresa.

Para fazer isso da melhor forma, é importante acompanhar as seguintes etapas ao investir em capacitação de líderes:

  • Identifique as necessidades: faça uma análise geral do que precisa ser mudado na sua empresa e de quais habilidades devem ser aprimoradas;

  • Defina metas específicas e alcançáveis: realize um cronograma de metas a serem alcançadas em um semestre ou em um ano para acompanhar o progresso delas;

  • Estabeleça estratégias de desenvolvimento: entre os tipos de programa de desenvolvimento de líderes, é válido observar qual mais se encaixa no que a sua empresa precisa;

  • Avalie o progresso do desenvolvimento: preste atenção nas mudanças que podem ser observadas pelos líderes que estão passando pelo programa e, se possível, mantenha um feedback constante;

  • Reconheça as boas mudanças: ao perceber as melhorias nas habilidades de liderança de quem está ocupando esse cargo na sua empresa, ofereça o devido reconhecimento e pense em possíveis recompensas.

O programa de desenvolvimento de líderes não tem necessariamente um prazo para acabar, pois é importante que essas habilidades sejam desenvolvidas, aprimoradas e acompanhadas de forma contínua.


Uma dica para ver se está dando certo, é definir indicadores de resultados e realizar pesquisas de satisfação, além de analisar o progresso dos times e conversar com os trabalhadores.


E aí, já se preparou para iniciar o desenvolvimento de líderes na sua empresa?


Temos certeza de que, ao seguir as dicas que reunimos, você vai se surpreender com as melhorias significativas que vão surgir no seu negócio.


Para contar com apoio especializado, conheça as soluções oferecidas pela Youleader Brasil e pela Leadera! e comece agora mesmo!

360 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page