top of page

Por que e como criamos um projeto de saúde mental para o nosso Ecossistema

Atualizado: 1 de dez. de 2023


Great Care: Por que e como criamos um projeto de saúde mental para o nosso Ecossistema
Great Care: Por que e como criamos um projeto de saúde mental para o nosso Ecossistema

Cuidar da saúde mental nas empresas é muito mais do que criar campanhas de Janeiro Branco e Setembro Amarelo ou oferecer um programa de benefícios. Essas ações são importantes, mas sabe por que precisamos ir além?


Hoje, quase 50% das pessoas acreditam que o trabalho impacta negativamente alguma área de sua vida e, dentre essas pessoas, mais de 80% apontam a saúde mental como a maior impactada.


Muitas empresas já entenderam a importância de lidar com o tema como parte da estratégia e já estão buscando iniciativas que transformem a cultura organizacional, fomentem o uso dos benefícios oferecidos e preparem as lideranças para lidar com o tema. Dentre as Melhores Empresas para Trabalhar em 2023, por exemplo, 97% já adotaram práticas de saúde mental e bem-estar.


“Saúde mental não pode mais ser vista como um programa de benefícios, mas sim como parte da estratégia da empresa.” - Dr. Pedro Shiozawa

O lançamento do projeto Great Care


No Ecossistema Great People & GPTW defendemos não só a implementação de uma cultura de saúde mental em nossos clientes e parceiros, mas também - e principalmente – aqui dentro. A Jungle – empresa do nosso ecossistema especialista em saúde mental e neurociência - trouxe esse apoio para a nossa organização e, assim, começamos a tratar o tema de forma cada vez mais integrada.


Em junho de 2022, lançamos o Great Care, programa de saúde voltado para todos os nossos funcionários e suas famílias, que disponibiliza um concierge médico para atendimento e orientação de todas as pessoas interessadas.

“O lema do projeto é pessoas no centro. Dúvidas e falta de orientações são corriqueiras no dia a dia, presenciamos isso nos hospitais e nos consultórios. Então, por que não estender essa ajuda para todos do ecossistema?”, - afirma Dr. Antonio Fernandez, médico da Jungle

Por meio desse projeto, realizamos o mapeamento da saúde mental das equipes, personalizamos treinamentos de acordo com as demandas e disponibilizamos o time para tirar dúvidas e orientar as pessoas.


Desde a implementação, reconhecemos possíveis casos graves associados à saúde mental, exames de rotina atrasados e outras questões que precisavam ser tratadas com agilidade e profissionalismo.


Por termos trabalhado o tema internamente em parceria com lideranças e o time de RH – fundamentais para a adesão ao programa -, já alcançamos ótimos resultados e seguimos atuando ativamente com todas as pessoas que necessitam do nosso apoio profissional.


Segundo Noeme Bastos, do time de People do Ecossistema:


“O processo de implantação é constante. Hoje percebemos que as pessoas utilizam o benefício e entendem que ele está lá para casos de necessidade tanto pessoal como de familiares. Conseguimos também ajudar os líderes a direcionarem casos de necessidade diretamente para a equipe médica ou usá-los para tirar dúvidas e entender como podem ajudar seu colaborador.”

Como superar os desafios de adesão aos programas de saúde mental


Contudo, sabemos que começar novos projetos, principalmente quando atrelados a temas comumente tratados como tabus nas organizações, pode ser desafiador.


Dr. Antonio aponta a adesão ao tratamento como o principal desafio, que foi superado por meio de vídeos e divulgações do canal de entrada do programa. “Acredito que saber que se tem um canal médico 7 dias na semana traga uma segurança e confiança para lidar com os possíveis sintomas ou dúvidas que possam surgir”, afirma.


Para quem está começando essa jornada, Dr. Antonio ainda aponta que o principal caminho é escutar e validar mais as pessoas – o que, na verdade, é uma prática fundamental para iniciar qualquer ação dentro de empresas que querem oferecer a melhor experiência para as pessoas e, assim, obter os melhores resultados.


“Saber reconhecer e agir em diferentes crises emocionais fará que você mude a vida de uma pessoa.”, afirma.

Você pode gostar de ler também 👇


A importância de criar um programa de saúde mental


Ter um programa recorrente e de fácil acesso a todos os colaboradores é uma das formas de trazer a saúde mental como pauta estratégica e transformadora da cultura organizacional. Cada empresa precisa encontrar o seu caminho, descobrindo as principais demandas do time e os melhores formatos de atuação.


Contar com ajuda especializada nessa trajetória ajuda a tomar decisões mais acertadas e impactar positivamente ainda mais pessoas, que merecem ter ambientes mais saudáveis e relações melhores com seus trabalhos.


Para contar com o apoio da Jungle, assim como o nosso ecossistema, entre em contato com a equipe médica e descubra o melhor caminho para a sua organização!


127 visualizações0 comentário
bottom of page