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Burnout: como prevenir e criar um ambiente saudável no ambiente de trabalho

Atualizado: 1 de dez. de 2023


Mulher com as mãos apoiadas na cabeça com semblante de estresse. Capa do artigo sobre burnout no blog da Great People
O que é e como prevenir no ambiente de trabalho | Artigo exclusivo Great People

Burnout é um estado de exaustão física, mental e emocional causado por um esgotamento prolongado no ambiente de trabalho, seja ele remoto ou presencial.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome de burnout é classificada como um fenômeno ocupacional, sendo um problema a ser gerenciado dentro do ambiente de trabalho.

Já de acordo com a Society for Human Resource Management, 35% dos profissionais de RH relataram sintomas de burnout em 2022!


A síndrome é mais do que apenas a sensação de estresse ou cansaço: é uma condição crônica que pode afetar profundamente a saúde e o bem-estar de uma pessoa no seu dia a dia.


Assim, os três pilares dessa síndrome, que podem estar relacionadas ou independentes, a depender de cada contexto, são:

  • Exaustão emocional;

  • Despersonalização;

  • Baixa realização profissional.


Quais são as causas do burnout?


Há vários fatores que podem desenvolver o burnout em trabalhadores, entre eles os principais são:

  • Carga excessiva de trabalho: a sobrecarga de trabalho, os prazos apertados, a falta de feedbacks e de recursos adequados são algumas das causas da síndrome de burnout;

  • Falta de controle sobre o trabalho: a sensação de impotência e a falta de autonomia ou de participação nas decisões também podem desencadear esse problema;

  • Ambiente de trabalho tóxico: um ambiente onde há conflitos interpessoais entre colaboradores, equipes e gestores, liderança inadequada e falta de apoio tende a ser um potencializador do desenvolvimento de burnout;

  • Falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: colaboradores que passam muito tempo nos seus locais de trabalho podem ter um esgotamento físico e emocional, o que também aumenta a possibilidade de ter síndrome de burnout.


Quais são os sinais do burnout no ambiente de trabalho?


É importante reconhecer os sinais de burnout no ambiente de trabalho para intervir o quanto antes e prevenir que esse problema se desenvolva com ainda mais força. Alguns sinais comuns incluem:

  • Fadiga constante e falta de energia;

  • Dificuldade de concentração;

  • Ceticismo e cinismo em relação ao trabalho;

  • Aumento da irritabilidade e impaciência;

  • Diminuição da produtividade e motivação;

  • Isolamento social e falta de conexão com os colegas de trabalho;

  • Problemas de sono, como insônia ou sono excessivo.

4 dicas para prevenir a síndrome de burnout nas empresas


Confira algumas dicas que a sua empresa pode implementar para ajudar a prevenir a síndrome de burnout.


1. Promova a flexibilidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Incentive os funcionários a estabelecer limites saudáveis entre trabalho e vida pessoal com pequenos hábitos, como reduzir o uso de telas fora do horário de trabalho e praticar hobbies no tempo livre, além fazer bom uso das férias e licenças remuneradas.


2. Forneça suporte emocional

Ofereça programas de apoio aos funcionários, como aconselhamento ou sessões de terapia em grupo, para ajudar na gestão do estresse e fornecer um espaço seguro para discutir problemas relacionados ao trabalho.


3. Fortaleça a comunicação aberta

Crie uma cultura de comunicação aberta e transparente, em que os funcionários se sintam à vontade para expressar suas preocupações, compartilhar feedback e discutir possíveis soluções.


4. Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento

Forneça oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional, para que os funcionários se sintam valorizados e tenham a chance de progredir em suas carreiras.


Como criar um ambiente de trabalho saudável?

Além de prevenir o burnout, é importante criar um ambiente de trabalho saudável que promova o bem-estar dos funcionários. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso na sua empresa:

  • Cultivar uma cultura organizacional que promova o respeito, a autonomia e o apoio mútuo.

  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

  • Oferecer benefícios e programas de bem-estar e saúde emocional.

  • Promover pausas regulares e incentivar a prática de atividades físicas.

  • Valorizar e recompensar a dedicação das pessoas.

  • Incentivar a criatividade e a inovação.

Quais dessas práticas já fazem parte da rotina da sua organização?


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Qual é o papel da liderança para prevenir o burnout em uma empresa?

Assim como é importante falar sobre ter uma comunicação mais transparente entre gestores e colaboradores, é fundamental também contar com uma liderança humanizada na sua empresa para prevenir o burnout.

E o que é liderança humanizada? Essa é uma das medidas que podem ser tomadas para promover uma cultura de respeito e responsabilidade com as pessoas, tendo o devido cuidado ao se comunicar com cada profissional, a fim de obter um ambiente de trabalho mais saudável.

Ao contar com uma liderança humanizada, as pessoas conseguem agir de forma natural e mais espontânea no dia a dia, o que contribui para o lado pessoal e profissional dos colaboradores.

Isso porque quando uma liderança mostra sua vulnerabilidade e não tem receio de mostrar suas emoções de forma empática e próxima, as pessoas ao redor também sentem que podem:

  • ser quem são no dia a dia;

  • compartilhar dúvidas e incertezas;

  • pedir ajuda aos colegas e outros gestores;

  • participar das atividades de forma mais tranquila e engajada.

Isso é ótimo não apenas para o clima organizacional da empresa, mas principalmente para a saúde mental de cada pessoa que faz parte do trabalho.

Além disso, uma liderança mais próxima das pessoas também contribui para evitar problemas de sobrecarga de trabalho e identificar os sinais de burnout com mais facilidade.

Ao reconhecer os sinais do burnout com antecedência e, assim, implementar medidas preventivas, as empresas podem criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde os funcionários possam prosperar com mais facilidade tanto no perfil profissional quanto no pessoal.


A prevenção do burnout não é apenas benéfica para os funcionários e líderes, mas também para o sucesso a longo prazo da empresa, dos clientes e fornecedores.


Nós podemos ajudar a sua empresa.


Agora que você já sabe mais sobre burnout, o que é, como evitar, como uma liderança humanizada pode evitar esse problema e qual é a importância de equilibrar vida pessoal e profissional para melhorar o local de trabalho, é importante contar com boas soluções para ajudar sua empresa nesse processo.

Logo da Jungle, empresa do Ecossistema Great People & GPTW

A Jungle apresenta uma metodologia que integra o cuidado com a saúde emocional à cultura da sua organização, a fim de torná-la mais saudável. Conheça as soluções da empresa para construir um ambiente melhor na sua empresa!



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