top of page
Foto do escritorEquipe Great People

5 competências fundamentais para o desenvolvimento de liderança

Atualizado: 1 de out.

Conheça 5 competências fundamentais para trabalhar no desenvolvimento de lideranças da sua empresa!


Imagem capa do artigo com uma pessoa em cima de uma montanha, segurando uma bandeira. No texto posicionado a esquerda esta escrito "5 competências fundamentais para o desenvolvimento de liderança"
Desenvolvimento de liderança | Artigo exclusivo Great People

O desenvolvimento de liderança é um conjunto de estratégias, ações e treinamentos para melhorar as competências das lideranças ou de profissionais que tenham o potencial de ocupar esse cargo em uma empresa. Dentro das habilidades a serem trabalhadas, há tanto as competências técnicas (hard skills) quanto as comportamentais (soft skills).


É importante ressaltar que trabalhar no cargo de liderança não tem a ver apenas com ter muitas experiências ou conhecimentos profissionais: um bom líder deve desenvolver capacidades que envolvem também gestão de pessoas, comunicação e empatia.


Talvez você já tenha percebido, no dia a dia mesmo de uma organização, o impacto que uma liderança empática pode gerar tanto para os times quanto para os resultados, não é? E, cá entre nós, uma liderança com baixos níveis de humanização causa efeitos nítidos até no clima organizacional. 


Saiba mais sobre as principais competências que líderes devem desenvolver e o porquê é tão importante investir nas lideranças da sua empresa!


Quais são as competências que não devem faltar em uma boa liderança?


Há várias formas de criar um programa de desenvolvimento de liderança no seu negócio, mas é preciso prestar atenção em algumas competências específicas que não podem faltar em bons líderes. 


Reunimos as principais 5 competências que são fundamentais para as lideranças de hoje e do futuro, considerando os diversos desafios enfrentados na rotina das organizações. Confira a seguir! 


Comunicação transparente e inspiradora

Comunicar os objetivos e propósitos do trabalho de forma clara, objetiva e eficaz é uma das principais funções de bons líderes. Ter uma comunicação transparente, próxima e inspiradora ajuda a evitar falhas nos processos e, ainda, aumenta a motivação da equipe para que todos realizem seu melhor trabalho no dia a dia.


Empatia 

Ter um olhar mais empático para a voz, as falas e as ações de outras pessoas contribui não apenas para relacionamentos mais sólidos, mas também para uma gestão humanizada e um clima organizacional mais leve, onde as pessoas se sentem bem para ser quem são e expressar suas ideias.


Inteligência emocional

A inteligência emocional é de extrema importância para além do aspecto profissional, podendo auxiliar em várias áreas da vida. No contexto, do desenvolvimento de liderança, a compreensão das próprias emoções e do que as outras pessoas estão sentindo se torna ainda mais importante.


Para impactar de forma positiva as relações interpessoais com quem faz parte da equipe, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, além de tomar decisões mais assertivas na organização, é necessário aprimorar a inteligência emocional.


Capacidade de delegar tarefas

Delegar tarefas vai muito além de passar atividades para os colaboradores. É importante pensar em como utilizar os talentos de cada pessoa e otimizar o tempo da equipe, a fim de liberar o potencial de cada funcionário e atribuir responsabilidades adequadas, aumentando a produtividade e reduzindo a sobrecarga.


Conhecimento profundo do negócio

Como a compreensão dos objetivos de uma organização pode inspirar uma boa liderança? Ao entender o que uma empresa é e onde ela quer chegar, além de quais são seus pontos fortes e fracos, é possível aprimorar os planejamentos estratégicos, identificar oportunidades e facilitar a tomada de decisões.


Ao trabalhar essas principais 5 competências no desenvolvimento de liderança, é possível inspirar as equipes de forma contínua, permitindo o alcance de resultados ainda mais positivos a longo prazo.


Qual é a diferença entre líder e chefe?


Por mais que boa parte dos colaboradores de diversos negócios veja quem coordena as atividades do setor como chefe, há uma diferença entre quem trabalha com chefia ou comando e quem trabalha com liderança. Enquanto um chefe se baseia na hierarquia dos cargos, a liderança busca incluir as outras pessoas. 


Assim, o chefe segue a função de transmitir as demandas aos subordinados, devido ao cargo que ocupa, enquanto o líder tem o objetivo de inspirar as pessoas, engajar a equipe e mostrar os principais objetivos de alcançar as metas em conjunto.


Qual o objetivo do desenvolvimento de liderança? 


Se você acha que sua empresa está indo bem no que se propõe, talvez se pergunte se realmente vale a pena investir em desenvolver líderes. Porém, o desenvolvimento de líderes vai além do presente, pois seu principal objetivo é ampliar as perspectivas para o futuro da organização.


Ao trabalhar as competências de diretores e futuros líderes, é possível transformá-los em agentes estratégicos para impulsionar os outros talentos do negócio e o retorno das estratégias realizadas, motivando toda a equipe.


Você pode gostar de ler também 👇


Qual a importância do desenvolvimento da liderança?


Ao contar com bons líderes, os colaboradores podem se inspirar e manter a motivação na rotina, oferecendo trabalhos realizados com mais propósito, eficácia e dedicação. Então, alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento da liderança são:


  • melhorias na gestão e no processo de atividades da empresa.

  • retenção de talentos e captação de novos funcionários.

  • geração de competitividade no mercado.

  • aumento do ROI (Retorno do Investimento).

  • alinhamento entre os cargos e propósitos.

  • fidelização de clientes.

  • capacidade de se adaptar a mudanças e imprevistos.

  • melhorias no desempenho financeiro.


O que fazer para desenvolver a liderança?


Quer saber quais são os principais passos para oferecer um programa de desenvolvimento de liderança na sua empresa? Confira o que você pode fazer para promover mudanças positivas:


  • oferecer treinamentos que não envolvem apenas o desenvolvimento de habilidades profissionais, mas emocionais também.

  • separar momentos de reflexão sobre os propósitos individuais de cada líder.

  • oferecer oficinas ou workshops para alívio de estresse agudo ou crônico pelo menos uma ou duas vezes ao ano.

  • investir em treinamentos terapêuticos para abordar a questão da saúde mental e inteligência emocional.

  • oferecer feedbacks constantes e fazer pesquisas de satisfação com o time.

  • inspirar os líderes a compartilhar seus conhecimentos com os colaboradores.

E aí, já se inspirou para colocar em prática algumas das nossas dicas na sua organização? Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a avançar ainda mais no processo de desenvolver líderes na sua empresa.


A Youleader é uma empresa do nosso ecossistema especialista em desenvolvimento de lideranças, contendo mais de 25 anos de expertise em uma das melhores empresas do Brasil e do mundo.


1.368 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page