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5 desafios de gestão de pessoas para manter no radar

Conhecer e explorar os desafios da gestão de pessoas enfrentados no ano anterior é essencial. Afinal, essa é uma forma de compreender tanto o que precisa ser trabalhado quanto o que já foi superado.

A partir dessas conclusões, é possível direcionar os esforços de forma estratégica e até antecipar obstáculos. Desse modo, as áreas que realmente demandam atenção passam a ser priorizadas, potencializando as jornadas de desenvolvimento humano.

Para ajudar você nessa tarefa, vamos utilizar a nossa mais recente edição do relatório Tendências de Gestão de Pessoas como benchmark do mercado de trabalho brasileiro, apontando as necessidades específicas do cenário atual.

Principais desafios da gestão de pessoas

O relatório foi construído com base em pesquisa realizada com 2.134 respondentes, de diversos estados do país e setores da economia. Nessa pesquisa, coletamos os desafios de 2024, as prioridades para os próximos meses e as principais tendências de gestão de pessoas e do mundo do trabalho.

Vamos nos aprofundar a seguir nos 5 principais desafios de gestão de pessoas enfrentados no ano anterior. Confira!

5 principais desafios de gestão de pessoas de 2024
5 principais desafios de gestão de pessoas de 2024

Comunicação interna

De acordo com o relatório, a comunicação interna obteve 33% das menções como o principal desafio da gestão de pessoas em 2024.

Esse cenário está bastante ligado à complexidade do ambiente corporativo atual, que envolve diferentes modelos de trabalho, integração de gerações e até a proliferação de plataformas digitais.

O fato é que construir uma comunicação interna eficiente é um desafio que transcende a mera transmissão de informações. O foco precisa estar em criar conexões significativas que sustentem a cultura organizacional — inclusive, nos diferentes modelos de trabalho.

Se for bem trabalhada, essa comunicação tende a fortalecer o senso de pertencimento, aumentar a confiança na liderança e minimizar desentendimentos. Por outro lado, falhar nessa parte afeta o alinhamento estratégico, prejudica o clima organizacional e reduz o engajamento, de modo geral.

Saúde mental

Logo atrás da comunicação interna, a saúde mental angariou 32% das menções quanto aos desafios da gestão de pessoas, ocupando o segundo lugar. Os números demonstram uma preocupação crescente das empresas com o bem-estar dos colaboradores.

De acordo com a pesquisa, 99% das lideranças reconhecem a importância do tema e mais da metade das empresas (59%) já tem orçamento destinado para ações de saúde mental.

De modo geral, as empresas que priorizam o bem-estar mental registram 76% menos turnover e 35% menos afastamentos, além de mais lucratividade. Por outro lado, negligenciar a questão pode aumentar conflitos interpessoais, reduzir a capacidade de colaboração e comprometer o clima organizacional.

Ainda, vale destacar que esse é um desafio principalmente por muitos avanços ainda serem necessários. Conforme a pesquisa, 35% das empresas reportaram aumento nos afastamentos por saúde mental, o que indica uma necessidade maior de atenção para o tema.


Desenvolvimento/capacitação da liderança

Em terceiro lugar entre os desafios da gestão de pessoas ficou o desenvolvimento e a capacitação da liderança, com 31% de menções. No cenário atual, em que múltiplas gerações atuam juntas e mais de um modelo de trabalho é aplicado, novas habilidades de gestão e influência se tornam essenciais.

Quando as lideranças são bem capacitadas, é possível fortalecer a cultura organizacional, impulsionar a inovação e aumentar o engajamento. Essa também é uma forma de lidar com os outros desafios organizacionais, como a comunicação interna e a saúde mental. 

Por sua vez, falhar nessa área gera outros grandes desafios, como a dificuldade para implementar estratégias ou reter talentos. Também tende a ocorrer uma piora no clima organizacional.

Não é por acaso que o desenvolvimento de lideranças é a principal prioridade para 2025, sendo citada por 40% dos respondentes.

Manutenção e/ou disseminação da cultura organizacional

Com 22% das menções no relatório, a manutenção e/ou disseminação da cultura organizacional surge como o quarto maior desafio da gestão de pessoas.

Quando essa questão não é abordada corretamente, há um enfraquecimento no senso de pertencimento, o que fragmenta equipes e torna mais difícil a adaptação às mudanças. Já o investimento estratégico para lidar com essa questão fortalece a identidade corporativa e eleva o engajamento.

Esse cenário é especialmente desafiador ao considerar que 51% das empresas retornaram ao trabalho presencial e 41% mantêm o modelo híbrido. Logo, é preciso buscar formas mais eficazes para preservar e propagar valores e práticas organizacionais.

A preocupação com essa questão é especialmente em setores como Financeiro e Construção, já que o tema aparece entre as três primeiras prioridades para 2025.

Contratação de profissionais com qualificação

Fechando o Top 5 dos maiores desafios da gestão de pessoas aparece a contratação de profissionais com qualificação, citada por 20% dos participantes.  A preocupação faz sentido porque não ter talentos preparados reduz a competitividade, coloca a inovação em risco e sobrecarrega as equipes.

Essa dificuldade é especialmente recorrente em setores como Indústria, Tecnologia e Serviços. Além disso, entre as empresas com modelo de trabalho presencial, 70% enfrentam dificuldades de recrutamento — ao contrário das companhias com práticas flexíveis.

A verdade é que lidar adequadamente com o desafio é uma forma de potencializar o crescimento organizacional e mesmo fortalecer a cultura de excelência.

Os desafios de gestão de pessoas ao longo dos anos

Além dos aspectos de 2024, é interessante compreender a evolução desses obstáculos na gestão de pessoas ao longo dos anos. No geral, eles são reflexos das transformações socioeconômicas e tecnológicas de cada fase.

Em 2018, por exemplo, o foco estava em fortalecer a marca empregadora, enquanto o ano de 2019 teve como principal desafio a estruturação de processos tradicionais do RH. Esses são indícios de um cenário mais estável.

Em 2020, a pandemia redefiniu prioridades, fazendo com que a flexibilização da estrutura de trabalho fosse o principal desafio. Nesse período, o trabalho remoto surgiu como uma alternativa imediata para a sobrevivência organizacional.

Já em 2021 e 2022, o maior desafio foi o mesmo: a adoção de novas políticas e formatos de trabalho. Isso incluiu a adaptação do remoto para o híbrido e, eventualmente, o retorno ao modelo presencial na maior parte das organizações.

Em 2023, as consequências desse período turbulento colocaram a saúde mental no centro das atenções. Em 2024, a comunicação interna dominou o pódio, refletindo a complexidade das conectar times multigeracionais em ambientes e modelos de trabalho fragmentados.

A tendência é que os pontos de atenção para a gestão de pessoas continuem a refletir a realidade do ambiente de trabalho e se adaptando às novas realidades.

Como você conferiu, os principais desafios recentes da gestão de pessoas incluem comunicação interna, saúde mental e desenvolvimento de lideranças. Com essas informações, é possível definir a melhor maneira de agir para otimizar os resultados.

O relatório "Tendências de Gestão de Pessoas 2025" se destaca como uma ferramenta indispensável para profissionais de RH e lideranças que desejam compreender o cenário atual. Use esse conhecimento para avaliar suas práticas, identificar oportunidades de melhoria e implementar as mudanças que façam sentido para a realidade organizacional.


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