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Gestão estratégica de pessoas e sua importância para um RH mais relevante!

Foto do escritor: Equipe Great PeopleEquipe Great People

Atualizado: 14 de mar.

O cuidado com o capital humano se tornou um dos grandes diferenciais das empresas, até porque os colaboradores são o motor do negócio. Nesse contexto, não basta contratar pessoas e pagar o salário e os benefícios. Mais do que nunca, é preciso investir na gestão estratégica de pessoas.

Essa é uma forma de direcionar as pessoas para agirem com sinergia em relação aos objetivos e valores do negócio. É por isso que acertar nesse gerenciamento ajuda a aumentar os resultados organizacionais e até eleva o RH a um novo patamar dentro da empresa.

A seguir, descubra tudo sobre a gestão estratégica de pessoas e entenda como colocá-la em prática!

O que é gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas é uma abordagem que incorpora o gerenciamento de talentos aos objetivos estratégicos do negócio. A intenção, portanto, é cuidar dos talentos de forma estratégica em busca de melhores resultados.

Essa forma de gerenciar talentos é diferente da metodologia convencional, que é focada em tarefas operacionais. No modelo tradicional, as prioridades incluem fazer o recrutamento de talentos e cuidar das rotinas administrativas, como a folha de pagamento.

Já na metodologia estratégica, a intenção passa a ser aumentar o impacto dos profissionais nos resultados da companhia

A evolução dessa forma de agir teve início na Revolução Industrial, ainda nos séculos XVIII e XIX. Naquela época, os trabalhadores eram vistos como máquinas, destinados a realizar tarefas específicas. 

Foi a partir do século XX que o capital humano passou a ser enxergado sob uma nova ótica. O desenvolvimento da Pirâmide das Necessidades, por Abraham Maslow, foi bastante relevante para essa transformação. 

O modelo demonstra que as pessoas são motivadas por diferentes fatores, desde as necessidades básicas até a autorrealização. Como consequência, muitas empresas começaram a aplicar conceitos psicológicos na gestão de pessoas. 

Nas últimas décadas, a combinação entre cultura organizacional, experiência do colaborador (ou employee experience) e tecnologia tem se mostrado especialmente relevante.

Benefícios de ser mais estratégico na gestão de pessoas

Tornar a gestão de pessoas mais estratégica gera diversas vantagens para os negócios de diferentes portes e segmentos. Esses benefícios, inclusive, funcionam como motivos para repensar a forma como o capital humano é gerenciado.

Na sequência, veja quais são os principais pontos positivos de adotar uma abordagem mais estratégica!

Maior satisfação da equipe

Em muitas situações, ter uma equipe satisfeita e comprometida é fruto de uma gestão estratégica desses talentos. Um dos motivos para essa percepção positiva tem a ver com o senso de pertencimento e com a construção de um propósito.

Como as pessoas deixam de ser apenas executoras de atividades, o impacto que elas podem causar nos resultados do negócio se torna muito mais concreto. Com isso, é natural que os colaboradores se sintam parte da empresa e do seu crescimento.

O fato de o foco não estar apenas nos processos também permite que a gestão de pessoas entenda as necessidades do time e crie um ambiente propício ao crescimento. Isso normalmente envolve desde o alinhamento de expectativas até o incentivo ao desenvolvimento profissional e a criação de políticas de reconhecimento.

Esses são elementos essenciais para melhorar a percepção dos colaboradores, gerando mais satisfação e até melhorias no clima organizacional.

Redução da rotatividade

Outro benefício da gestão estratégica de pessoas é a redução no turnover (ou rotatividade). O aumento na satisfação é um fator determinante, já que profissionais que gostam do local onde trabalham têm menos chances de sair. Porém, outros fatores também são importantes.

Um dos aspectos para considerar é o próprio processo de recrutamento e seleção. Feito de maneira estratégica, ele não considera apenas as habilidades e experiências dos candidatos. 

Também há uma avaliação sobre habilidades comportamentais, valores e alinhamento com a cultura e o propósito do negócio. Isso permite escolher melhor as pessoas que farão parte das respectivas equipes, colocando as pessoas certas nos cargos ideais.

O alto nível de engajamento também tem a ver com a queda na rotatividade. Esse resultado está associado a questões como um clima organizacional positivo, com boas lideranças e comunicação aberta.

Ainda, a oferta de oportunidades de crescimento real, a existência de planos de carreira estruturados e a disponibilização de treinamentos são alguns dos outros elementos para considerar. Com eles, os colaboradores tendem a ficar mais motivados e comprometidos com o desenvolvimento dentro do negócio, reduzindo a busca por oportunidades externas.

Fortalecimento da cultura

A cultura organizacional não pode ser apenas um discurso. Ela precisa ser aplicada e fortalecida diariamente para realmente fazer parte do negócio. Nesse sentido, gerenciar estrategicamente as pessoas é indispensável.

Como você conferiu, essa abordagem envolve processos seletivos focados em encontrar talentos realmente alinhados com os valores do negócio. Priorizar o fit cultural permite encontrar pessoas que compartilham do propósito da empresa, além de ajudar a desenvolver lideranças alinhadas à visão organizacional, por exemplo.

Uma gestão estratégica também ajuda a criar e consolidar rituais importantes para o dia a dia profissional, desde reuniões e treinamentos a eventos e atividades de reconhecimento. 

Tudo isso contribui para fazer com que os colaboradores se sintam parte de algo maior, de forma coesa. Com equipes verdadeiramente integradas, há um compartilhamento de princípios e a tomada de decisão se torna mais ágil e estratégica.

Aumento da produtividade

Ter profissionais comprometidos, alinhados aos valores com o negócio e que estão no lugar certo é uma combinação que permite aumentar a produtividade geral do negócio. Afinal, as pessoas ficam mais motivadas e têm as ferramentas necessárias para entregar o seu melhor.

A gestão de pessoas com visão estratégica também aumenta a produtividade por melhorar a comunicação e a colaboração, além de apoiar o desenvolvimento de forma personalizada. Assim, as pessoas conseguem apoiar umas às outras e ainda podem alcançar seus objetivos de carreira.

No final, um ambiente como esse contribui para formar times engajados e motivados, que atuam em sinergia e com o melhor que têm para oferecer. Em geral, essa é uma forma de aproveitar melhor os recursos, agindo com mais eficiência.

Gestão eficiente dos recursos

O componente estratégico da gestão de pessoas direciona melhor talentos, tempo e dinheiro, o que otimiza o uso dos recursos. Do ponto de vista das pessoas, um RH estratégico é capaz de identificar onde cada profissional gera mais impacto, o que reduz os desperdícios operacionais e de oportunidades.

Outro ponto relevante é que a gestão estratégica otimiza a estrutura de processos — desde o recrutamento de talentos até o desenvolvimento de lideranças, por exemplo. Com as etapas alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio, é possível superar desafios e aprimorar o uso dos recursos;

Ainda, vale destacar o papel da tecnologia. Com o uso de People Analytics e outros recursos, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhorias, bem como automatizar atividades burocráticas e repetitivas. Como consequência, a gestão pode focar nos aspectos mais relevantes e ainda consegue tomar decisões melhores.

Impacto positivo nos resultados

Um dos principais efeitos da gestão estratégica de pessoas é a sua capacidade de transformar o capital humano em um diferencial competitivo. Essa abordagem faz sentido porque um time coeso, motivado e engajado é mais produtivo e apoia o crescimento sustentável do negócio.

Outro impacto sentido nos resultados tem a ver com a resiliência e a capacidade de se adaptar às mudanças. Afinal, um time capacitado e verdadeiramente alinhado ao propósito do negócio atua com clareza e flexibilidade diante dos desafios.

É por isso que o resultado vai muito além do RH ou da carreira de cada pessoa. Essa atuação reflete também na performance financeira do negócio, no seu crescimento e até na satisfação dos clientes.

Reforço do papel do RH na organização

Ainda, vale destacar que a gestão estratégica de pessoas faz com que o RH deixe o papel operacional e se torne agente de mudança. Com isso, o setor se torna muito mais relevante para o alcance dos objetivos organizacionais.

Segundo o relatório “Engajamento do RH”, menos da metade dos profissionais de RH (46,9%) é ouvida em decisões estratégicas e apenas 31% afirmaram ter um alto grau de autonomia.

O que muitas empresas não notam é que gestores de pessoas ajudam a empresa a superar diversos desafios, como traduzir necessidades humanas em metas de negócio — um obstáculo para 10,1% dos negócios, por exemplo. Para isso, entretanto, é fundamental que o RH se alie à liderança, embora a relação próxima com C-levels tenha sido relatada por somente 38,6%.

De modo geral, adotar uma atuação estratégica envolve uma visão de longo prazo e posiciona o RH como um parceiro crítico para o sucesso do negócio.

Pilares da gestão estratégica de pessoas

Para atuar de maneira estratégica nesse gerenciamento é fundamental entender também quais são os principais pilares da gestão. Assim, fica mais fácil atuar com alinhamento e foco em maximizar o impacto.

Na sequência, veja quais são os pontos mais relevantes!

Atração de talentos

Atrair os talentos certos é um dos primeiros passos para uma gestão de pessoas verdadeiramente estratégica. Esse é um processo determinante para definir a qualidade do time, a capacidade de entrega e o impacto gerado, o que o torna essencial.

Mais que apenas preencher as vagas, um recrutamento eficiente foca em encontrar os profissionais alinhados com a cultura, os valores e os objetivos do negócio. Assim, é possível formar times que se conectam com o propósito do negócio desde o primeiro dia.

Esse pilar envolve a adoção de diferentes técnicas, como o employer branding para atrair mais talentos, o recrutamento baseado em dados e a avaliação de fit cultural. O objetivo é formar equipes de alto desempenho e que se engajem verdadeiramente com a organização, gerando mais impacto.

Comunicação interna

A comunicação interna é outro pilar da gestão estratégica de pessoas pelo seu impacto no alinhamento dos colaboradores e no fortalecimento da cultura. É graças a ela que existe um fluxo de informações claras e bem estruturadas, de modo a evitar ruídos, reduzir falhas e retrabalhos.

Uma comunicação adequada também é essencial para transmitir corretamente os valores e objetivos do negócio, gerando alinhamento com os profissionais. Assim, todos sabem o que a empresa espera atingir e entendem como podem contribuir com o alcance desses resultados.

Outro ponto é que a boa comunicação interna fomenta a colaboração. Quando as pessoas se sentem ouvidas, elas tendem a trazer mais ideias e soluções. Ainda, essa é uma forma de dar e receber feedbacks, o que ajuda no crescimento de lideranças e liderados.

Ainda vale destacar que a comunicação interna favorece a rápida disseminação de informações estratégicas. Por meio de plataformas de comunicação, reuniões específicas e ações de endomarketing, por exemplo, é possível gerir pessoas com mais eficiência.

Gestão de clima e cultura

O clima e a cultura organizacional são essenciais para a experiência dos colaboradores e para os resultados que os talentos entregam. Por isso, não há como gerenciar as pessoas estrategicamente sem realizar uma gestão de clima e cultura eficiente.

Um dos focos deve estar em criar um ambiente organizacional positivo, que fortaleça o senso de pertencimento e estimule a colaboração. Para identificar pontos de melhoria e as mudanças necessárias, a realização de pesquisas de clima e a análise aprofundada dos dados se mostram especialmente relevantes.

O fortalecimento da cultura organizacional também depende da formação de lideranças capacitadas e alinhadas. Essa é uma forma de aumentar as chances de os valores da empresa serem vividos no dia a dia, modelando a cultura na prática.

Treinamento e desenvolvimento

Capacitar os talentos é essencial para transformar as pessoas em diferenciais competitivos, promover crescimento individual e, ao mesmo tempo, atender aos objetivos do negócio.  Um dos motivos é o fato de essa ser uma forma de preparar as pessoas para inovar, acompanhando as mudanças contínuas do mercado.

Inclusive, esse desenvolvimento não deve ocorrer apenas do ponto de vista técnico. Trabalhar as soft skills, que são as habilidades comportamentais, também é fundamental para gerar crescimento real para as carreiras e impacto positivo para o negócio.

Ainda, é importante personalizar a experiência do talento, o que pode incluir traçar jornadas de aprendizagem específicas. Com o apoio de dados, por exemplo, é possível orientar o desenvolvimento de competências específicas para cada função, objetivo de carreira e necessidade da empresa.

Incentivo do trabalho em equipe

Apesar de o cuidado com a jornada individual dos colaboradores ser importante, também é necessário pensar na colaboração de liderados, lideranças e equipes. Na prática, uma das missões do RH estratégico é incentivar o trabalho em equipe, fortalecendo a colaboração e a troca de conhecimento.

Para tanto, faz sentido trabalhar a comunicação de metas coletivas, além dos objetivos individuais e organizacionais. Também é importante criar um ambiente com um clima organizacional positivo e propenso à troca de ideias e a inovação.

Ainda, as lideranças têm que atuar como facilitadoras, estimulando e descomplicando a inovação e a cooperação. Desse modo, o time poderá se tornar mais adaptável, resiliente e capaz de considerar diferentes habilidades e perspectivas.

Avaliação de desempenho

Para gerenciar pessoas de forma estratégica é fundamental contar com dados relevantes e que possam ser aplicados na tomada de decisão. Por isso, um dos pilares dessa abordagem é a avaliação de desempenho, que fornece informações concretas sobre o desempenho individual e coletivo na organização.

Mais que medir resultados, esse tipo de avaliação também identifica gaps de competências, oportunidades de desenvolvimento e potencial a ser trabalhado. Com isso, é mais fácil orientar planos de desenvolvimento, mantendo as expectativas alinhadas.

Além do próprio processo de avaliação de desempenho, outras ferramentas são bastante úteis, como avaliações 360° e históricos de feedbacks. Com mais transparência e dinamismo no acompanhamento da performance, o ambiente de trabalho se torna um espaço de aprendizado, evolução e reconhecimento de conquistas.

Desafios e tendências da gestão estratégia de pessoas

Implementar a gestão estratégica de pessoas também exige considerar os desafios e as tendências relacionadas a essa abordagem, Além de superar os obstáculos, é possível manter a atualização para garantir que o ambiente organizacional e seus processos permaneçam dinâmicos.

Um dos pontos para considerar envolve a integração de novas tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina (machine learning) e People Analytics. Essa é uma tendência cada vez mais forte e que impulsiona a tomada de decisão embasada e mais efetiva. 

Por outro lado, há desafios de maturidade digital nos negócios e a necessidade de fazer uma boa gestão da mudança organizacional.

Outra tendência que se consolida é a variedade dos modelos de trabalho. Formatos como híbrido e remoto se conectam com a demanda crescente por flexibilidade. Para tanto, é fundamental desenvolver e aplicar táticas que ajudem a manter a integração dos times e a geração de impacto, mesmo a distância.

Ainda, vale destacar a demanda por diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Essa abordagem requer a criação de ambientes mais diversos e equitativos, o que valoriza a inovação e requer uma atuação especialmente preparada, desde o recrutamento até o desenvolvimento de profissionais.

A preocupação com a saúde mental e o bem-estar também merece destaque. Cada vez mais a gestão de pessoas precisa envolver programas que permitam equilibrar vida pessoal e profissional, promovendo o bem-estar em todos os sentidos.

Para ser estratégica de verdade, a gestão de pessoas precisa estar atenta a essas e outras tendências, especialmente com a entrada de novas gerações no mercado. Ao estar em constante transformação, é possível atender às demandas do mercado ao longo do tempo.

Conclusão

O verdadeiro diferencial de um negócio não está apenas nos produtos ou serviços oferecidos, mas nos talentos que fazem parte dele. É por isso que adotar a gestão estratégica de pessoas é indispensável, já que essa é uma forma de desenvolver, reconhecer e engajar os talentos.

Ao alinhar os colaboradores aos objetivos e ao propósito do negócio, também é possível aumentar os resultados e criar as bases para um crescimento duradouro e sustentável.

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