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Comunicação interna: o que é e como melhorar na sua empresa

A comunicação interna é essencial para garantir melhorias na integração da equipe e impulsionar os resultados da gestão do seu negócio 



Imagem com três pessoas sentadas numa mesa de trabalho conversando, uma mulher ruiva de óculos, um homem branco com barba e um homem negro sorrindo. Na imagem escrito no canto inferior direito "Comunicação interna: o que é como melhorar na sua empresa.
Comunicação interna | Artigo exclusivo Great People


Muitas vezes, ao pensar em como se destacar no mercado, muitos gestores pensam em como oferecer experiências mais satisfatórias aos clientes. Porém, pensar em como aprimorar a comunicação interna, integrando colaboradores e gestores, é um dos melhores caminhos para alcançar mais sucesso.


Isso porque o público interno é o que, inicialmente, vai estar mais próximo dos objetivos da sua organização. Então, otimizar a transmissão de informações, impulsionando a comunicação interna nas empresas, contribui até para facilitar o aumento da produtividade e do engajamento entre os setores.


Neste conteúdo, você vai conferir mais detalhes sobre o que é comunicação interna, como melhorar esse fator na sua empresa e qual a importância de adotar boas práticas nesse caminho.


O que é comunicação interna?


Toda empresa necessita de uma comunicação interna eficaz, mas o que é isso? É basicamente um conjunto de ferramentas e ações para evitar falhas ou desentendimentos na rotina empresarial. Uma boa transmissão de informações entre trabalhadores e gestores reduz o retrabalho e melhora os resultados.


Ao transmitir comunicados, mensagens, atividades e decisões de forma próxima e transparente, os colaboradores podem entender o que deve ser feito com mais facilidade, o que também faz com que eles tenham um melhor desempenho em suas tarefas.


De acordo com a Pesquisa de Tendências de Gestão de Pessoas em 2024, realizada pelo Ecossistema Great People & GPTW, a comunicação interna foi considerada o segundo maior desafio corporativo vivenciado no ano anterior, além de ser apontada como uma das 5 principais prioridades para este ano.


Qual a importância da comunicação interna nas empresas?


A importância de melhorar a forma de se comunicar entre as equipes vai muito além da boa transmissão de informações e da integração entre as pessoas na empresa. Alguns dos principais benefícios de fortalecer a conexão interna em uma organização são:


  • ter um ambiente mais aberto a processos criativos, inovadores e produtivos.

  • ampliar o engajamento, a participação e a produtividade das equipes.

  • aumentar o bem-estar e a motivação dos funcionários.

  • diminuir problemas de desentendimento e sobrecarga.

  • garantir uma comunicação efetiva no dia a dia.

  • reduzir a taxa de turnover e fidelizar talentos.

  • gerar mais confiança entre os setores.


Principais ferramentas de comunicação no meio empresarial


Tanto nos modelos híbrido e remoto quanto no modelo presencial de trabalho, há diversas ferramentas que sua empresa pode utilizar para melhorar a comunicação interna, entre elas:


  • e-mails e newsletters periódicas.

  • reuniões, eventos e feedbacks por videoconferências.

  • mural ou caixinha de recados e lembretes.

  • aplicativo ou canal online de informativos, pesquisas internas e compartilhamento de novidades e arquivos.

  • rede social própria ou ferramenta de mensagens para facilitar a troca de informações e experiências.


Como melhorar a comunicação interna na empresa? 


Para otimizar a troca de informações dentro de uma empresa, é necessário pensar em ferramentas e estratégias que facilitem a transmissão de mensagens e comunicados entre as tarefas da rotina. 

Confira, a seguir, algumas das dicas práticas para melhorar a comunicação interna na sua empresa e impulsionar os resultados da sua gestão.


Desenvolvimento de líderes 

Investir em treinamentos, programas e ferramentas para desenvolver líderes e gestores da sua empresa é uma das melhores formas de:


  • transmitir informações de forma clara e objetiva.

  • potencializar a integração da liderança.

  • facilitar o compartilhamento de experiências.

  • expandir o desenvolvimento profissional dos colaboradores.


Canais de feedback 

Além de entender a importância de dar feedbacks constantes aos trabalhadores, é interessante pensar em canais que facilitem esse momento. Isso pode ajudar a empresa a ter um canal específico para registrar experiências, conquistas e melhorias, motivando a evolução profissional de cada pessoa.


Construção de um trabalho positivo

Ter abertura para perguntar ou tirar dúvidas sempre que preciso parece algo simples, mas acontece apenas quando há um ambiente de trabalho com abertura para que cada pessoa dê suas opiniões e ideias.


Para criar um lugar positivo e construtivo tanto no modelo remoto quanto no híbrido ou presencial, é fundamental criar momentos de trocas mais leves, lazer, descanso e cursos ou oficinas. Além disso, outras coisas que podem ajudar são:


  • fazer happy hour ou ter momentos de experimentar algum esporte.

  • investir em espaços de descanso e diversão no local físico de trabalho.

  • separar um momento mensal de jogos online para trabalho remoto.

  • estabelecer uma pessoa para dar um rápido workshop para o time a cada mês.

  • fazer pesquisas de satisfação constantes.

  • ter um canal de comunicação para facilitar o compartilhamento de informações.


Para escolher o canal ideal, é indicado conhecer as preferências e os hábitos do público interno da sua empresa e saber quais são as necessidades atuais da organização.


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Vale ressaltar que a comunicação entre os setores da empresa também deve estar alinhada aos valores, propósitos, objetivos e à missão do negócio.


Hoje há diversas ferramentas e soluções que podem ser utilizadas para ampliar o engajamento dos trabalhadores e fortalecer o papel das lideranças. O mais importante é encontrar uma que se encaixe perfeitamente com o que sua empresa precisa. 


E aí, quais meios você tem utilizado para melhorar os diálogos no seu negócio? Esperamos que essas dicas ajudem você a ter melhores resultados na comunicação interna da sua empresa.


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