top of page

Como motivar funcionários: 6 dicas para a sua empresa 


Capa do artigo. Foto com 4 pessoas reunidas em volta de uma mesa, sorrindo e tocando as mãos no alto.
Como motivar funcionários | Artigo exclusivo Great People


De vez em quando é possível observar que alguns colaboradores parecem ficar mais cansados ou com menos vontade de engajar, então como motivar funcionários no dia a dia?


Entender como motivar funcionários é um desafio comum entre lideranças, empreendedores e profissionais de RH, mas como é possível fazer isso com mais facilidade?


Para engajar seu time de forma eficaz, é necessário ir além dos treinamentos sobre técnicas de produtividade, foco e trabalho em equipe. Não que essas coisas não sejam importantes, mas para motivar funcionários desmotivados é preciso não somente pensar em como deixá-los produtivos, mas felizes.


Neste conteúdo, você vai encontrar boas práticas sobre como criar uma cultura organizacional voltada à motivação dos funcionários. Acompanhe a leitura dos tópicos a seguir e confira!


Por que as pessoas precisam de motivação?


Já percebeu que a percepção das pessoas na hora de planejar e cumprir tarefas muda bastante entre o final de um ano e o início de outro? Isso pode acontecer, muitas vezes, porque a ideia de começar um novo ano reúne uma série de inspirações em conjunto.


Além disso, o final do ano normalmente já envolve uma determinada sobrecarga de trabalho e emoções. Como, então, as mesmas pessoas que se cansam de fazer as coisas conseguem se animar para planejar as próximas metas?


Isso geralmente acontece porque os estímulos em melhorar a rotina e alcançar sonhos fica maior com a ideia de que é possível recomeçar. Sem contar que, no final do ano, normalmente as pessoas aproveitam um tempo livre, seja em recesso ou em comemorações de natal e réveillon, o que muda o foco e o estado mental.


Ou seja, entender os objetivos, ter inspiração e garantir um respiro entre os compromissos são alguns dos fatores que podem ajudar as pessoas a ter mais motivação. Para manter o engajamento é preciso saber o que precisa ser feito e se conectar com o que é importante, gerando mais força interna.


Assim, a motivação é a força motriz das ações, visto que pode aumentar a disposição das pessoas de se esforçar em projetos significativos para a sua rotina e o seu trabalho.


Qual a importância de motivar os funcionários?


De acordo com uma pesquisa sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho, a motivação é tida como um motivo para agir. Assim, ela determina a força que uma pessoa pode ter para engajar em determinadas atividades e alcançar seus objetivos.


Com isso, a motivação pode estimular os funcionários a se dedicar mais ao trabalho, a fim de conquistar metas e impulsionar seus resultados. Apesar de a motivação, em parte, contar com estímulos internos, ela também precisa de fatores externos para ser mantida.


Ao estar em uma empresa, seja de forma remota ou presencial, que incentiva os colaboradores a crescer pessoal e profissionalmente, oferecendo treinamentos, premiações, feedbacks positivos, benefícios e bônus, os funcionários podem se sentir mais motivados no dia a dia.


Como motivar funcionários na sua empresa?


Agora que você já sabe a importância de motivar funcionários no seu negócio, é fundamental saber quais estratégias podem ser implementadas na rotina. Uma das formas é oferecer bonificações aos colaboradores, a fim de mantê-los engajados e aumentar o senso de que seu trabalho está sendo valorizado.


Confira, a seguir, algumas das principais dicas para melhorar o engajamento da sua equipe.


Escute as pessoas

Separar um tempo para ouvir os colaboradores, confiando em suas opiniões e valorizando seus insights é uma das principais estratégias para motivar funcionários desmotivados.


Uma gestão humanizada também ajuda você a descobrir as necessidades motivacionais dos colaboradores, tendo a oportunidade de compreender quais são as expectativas individuais e coletivas da sua equipe.


E isso se relaciona bastante com a Teoria de Maslow ou Pirâmide de Maslow. Também conhecida como teoria da motivação,as necessidades de Maslow são divididas em cinco graus que se referem às prioridades dos seres humanos, que são:


  • necessidades fisiológicas ou básicas: o básico para manter a saúde, como dormir, respirar, manter o corpo hidratado, se alimentar bem, beber água e ter momentos de descanso e lazer, por exemplo.

  • necessidades de segurança: a sensação de estar em um ambiente seguro vai além da sensação de proteção física, envolvendo também mais certeza de empregabilidade, condições financeiras, benefícios sociais, saúdes, entre outros.

  • necessidades de associação ou sociais: contar com experiências afetuosas e confiáveis aumenta a sensação de inclusão, facilitando o compartilhamento de pensamentos e emoções, e melhorando o crescimento pessoal e coletivo.

  • necessidades de autoestima e status: sentimentos de respeito, prestígio, autoestima, superação, reconhecimento positivo do trabalho e apontamentos que ajudam a melhorar no campo profissional e pessoal.

  • necessidades de autorrealização: liberdade para praticar competências e habilidades em atividades da rotina, aumentando a autonomia, satisfação e independência financeira.

Ao escutar os seus colaboradores e dar espaço para que eles exerçam seus talentos no trabalho, é possível aumentar a motivação deles no trabalho de forma prática e efetiva.


Ofereça excelentes condições de trabalho

Caso a sua empresa atue de forma presencial, é de extrema importância ter atenção ao ambiente físico de trabalho. Isso é, você deve prezar por mesas e cadeiras que contribuam para a saúde e o conforto dos colaboradores, além de espaços para que sua equipe possa ter momentos de descanso e interação.


Se a sua organização atuar no modelo remoto, também é possível e necessário oferecer boas condições de trabalho. Você pode fazer isso oferecendo ferramentas adequadas, investindo no crescimento profissional dos trabalhadores, melhorando o clima organizacional e fortalecendo uma cultura inclusiva e positiva.


Sem dúvidas, prestar atenção nesses pontos é uma ótima estratégia para quem quer saber como motivar funcionários, evitando a falta de engajamento ou a alta rotatividade na empresa.


Reconheça e valorize os funcionários 

Outro ponto super importante é valorizar as contribuições individuais de cada colaborador da sua equipe. Muitas vezes, o reconhecimento acaba indo para o time em geral, fazendo com que os funcionários percam o entendimento de valor do seu trabalho individual.


Então, enfatizar a satisfação com a dedicação e colaboração de cada pessoa pode aumentar a motivação, melhorando também o clima organizacional na rotina.


Ofereça oportunidades

Quais foram as últimas oportunidades que você proporcionou aos seus funcionários? Além de mostrar satisfação pelo trabalho que eles estão fazendo, é importante incentivar o desenvolvimento profissional. 

Ao valorizar o aprendizado contínuo, investindo em cursos, programas de mentoria e treinamentos, seus colaboradores podem se sentir ainda mais motivados para seguir no trabalho.


Fortaleça a comunicação empática e transparente

Quem não gosta de receber uma informação de forma clara e cuidadosa? Ao ter uma comunicação aberta, respeitosa, empática e transparente, você abre espaço para que os colaboradores sejam eles mesmos, promovendo uma cultura de integração e feedback construtivo com o seu time.


Algumas empresas acabam perdendo talentos pela falta de cuidado com a comunicação. Não é raro ver funcionários ficando receosos de tirar dúvidas ou se envolver em outras tarefas após perceber que não há como se comunicar bem com suas lideranças. Então é importante prestar mais atenção nesse ponto!


Você pode gostar de ler também 👇


Priorize a flexibilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Se você tem pavor de quem diz que não há separação entre vida pessoal e profissional, você está certo! Brincadeiras à parte, é preciso saber como separar essas áreas, pois elas não devem ser entendidas como uma, a fim de ter mais equilíbrio, saúde mental e qualidade de vida.


Até porque não tem nada mais desmotivador do que se sentir pressionado a estar constantemente trabalhando para além do período de trabalho, o que gera sobrecarga e cansaço.


Portanto, promover um ambiente presencial e remoto flexível, que respeite o tempo pessoal dos colaboradores ajuda a reduzir o estresse no trabalho e, ainda, promove o bem-estar e a saúde emocional da sua equipe, favorecendo todo o negócio.


O comprometimento com o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores é um investimento valioso para empresas de qualquer porte e segmento. Ao entender a importância e como motivar funcionários e aplicar essas dicas na rotina, com certeza seus resultados podem ser impulsionados de forma segura e eficaz.


Para continuar se desenvolvendo e saber como construir a cultura organizacional que sua empresa e as pessoas precisam, baixe o e-book que preparamos para você!



bottom of page