top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

Fit Cultural: como alinhar o perfil dos talentos com a cultura da empresa?

As pessoas são diferentes em perfis, valores, comportamentos e crenças, e no mercado de trabalho é fundamental que essas características estejam alinhadas com o que a empresa espera dos seus talentos, por isso a importância de avaliar o fit cultural.


O crescimento e sucesso de um negócio dependem do engajamento dos colaboradores e, para isso, eles precisam se conectar com a cultura organizacional, compreender os objetivos da empresa e sintonizar com suas próprias necessidades.



Capa do artigo, na imagem uma mulher segurando um tablet, vestindo um terno cinza e uma comisa social branca, entrevistando um candidato. Na imagem no canto esquerdo inferior escrito: "Fit Cultural: como alinhar o perfil dos talentos com a cultura da empresa.
Fit Cultural como alinhar o perfil dos talentos com a cultura da empresa?


Veja a importância do fit cultural e saiba como defini-lo na sua empresa!


O Que é Fit Cultural?


Fit cultural é o alinhamento que conecta culturalmente pessoas e empresas, no que diz respeito aos valores, necessidades e objetivos de ambas as partes. Um colaborador com fit cultural ideal é engajado, motivado e contribui ativamente para que a empresa alcance seus propósitos.


A cultura organizacional engloba elementos importantes, como visão, missão e valores, e o fit sincroniza esses conceitos ao comportamento compartilhado pelos membros da equipe, fazendo com que os colaboradores sejam os principais apoiadores e aliados do negócio.


A Importância do Fit Cultural


O fit cultural revela características que envolvem a personalidade e comportamento e, quando associado às hard skills e soft skills, complementam o perfil profissional. Quando as pessoas certas atuam no lugar certo se tornam mais motivadas, produtivas e satisfeitas.


Vale salientar que os melhores talentos buscam empresas onde possam trabalhar e se desenvolver profissionalmente e avaliam a cultura organizacional estabelecendo uma correlação com seus próprios valores antes de aceitarem participar de um processo de recrutamento e seleção.


Logo, contratar pessoas que se encaixem no perfil adequado é fundamental e traz benefícios significativos, como:


Menos turnover

De modo geral, o fit cultural é aplicado nos processos de recrutamento e seleção como critério de contratação de novos talentos. A estratégia deve ter como premissa o fato de que colaboradores satisfeitos dificilmente buscarão oportunidades no mercado.


O senso de pertencimento nasce do entendimento de que a empresa atual é o melhor lugar para trabalhar, aumentando a motivação pessoal e, ao mesmo tempo, as taxas de permanência nas empresas.


Mais engajamento e produtividade

Quanto mais alinhados aos valores e objetivos da empresa, mais engajados e produtivos serão os colaboradores. A conexão da cultura organizacional com as expectativas criadas pelo profissional a partir das suas próprias crenças potencializa o grau de envolvimento e a qualidade das entregas.


Talentos engajados se envolvem com os projetos da empresa, contribuem com ideias e sugestões, impulsionando o conceito de intraempreendedorismo, o que pode gerar soluções eficientes e boas oportunidades para o negócio.


Mais alinhamento na equipe

As contratações efetivas baseadas no fit cultural aumentam as chances de ter uma equipe mais homogênea, apesar das diferenças. Aliás, o alinhamento da cultura é que permite que as diferenças sejam positivas e complementares, uma vez que todos trabalharão sintonizados, em prol de um mesmo objetivo.


Como definir o fit cultural da empresa


Antes de definir o que um candidato com fit cultural precisa ter no perfil para ser considerado ideal é fundamental estruturar ou rever a cultura organizacional.


A descrição dos valores, crenças, comportamentos e condutas da empresa ajuda a desenhar esses mesmos elementos na hora de preencher os requisitos e alinhar o perfil desejado.


Considere três pilares essenciais para alinhar o fit cultural adequado:


  • valores: para entender se o candidato compartilha dos mesmos princípios éticos-morais da empresa.

  • personalidade: para saber as soft skills necessárias para assegurar uma conduta comportamental que contribua para relacionamentos saudáveis e ambiente de trabalho positivo.

  • objetivos: para saber se quais são as expectativas e metas do candidato e se estão de acordo com as da empresa.

Estratégias para avaliar o Fit Cultural


Feito o diagnóstico interno e definido o fit cultural será mais fácil avaliar os candidatos com base nesse levantamento. Em diferentes estágios do processo, é possível usar métodos e estratégias que possibilitam avaliar esse aspecto.


Destacamos algumas práticas de avaliação durante o processo de recrutamento e seleção que podem ajudar a garantir que novos membros da equipe estejam alinhados com a cultura organizacional existente.


Entrevista 

A coleta de informações durante as entrevistas fornece ao recrutador boas referências de comportamento, atitudes e percepções que são relevantes para o processo.

Nesse contexto, as perguntas devem ser objetivas, pautadas na cultura organizacional para viabilizar o match perfeito.


É importante criar um ambiente agradável e transparente, para que o candidato se sinta confortável em responder às questões. Vale simular situações cotidianas e perguntar o que o que ele faria caso fosse envolvido e avaliar sua postura enquanto descreve como agiria. 


Questionário orientado

Entre perguntas e respostas, os questionários são ótimos em revelar o fit cultural e fornecer dados de avaliação.


Assim como na entrevista, é fundamental ter objetividade e clareza, de modo que os resultados possam ser avaliados individualmente e comparados dentro do conjunto de etapas para avaliar a coerência e consistência no comportamento.


Dinâmica

Avaliar o comportamento dos candidatos em grupo antes que se tornem colaboradores efetivos pode poupar a empresa de muitos problemas futuros. Nas dinâmicas, ainda que em um período breve, é possível identificar traços comportamentais importantes.


Em meio às atividades, as skills emocionais tendem a aparecer, mostrando quando alguém é mais tolerante com o erro alheio ou capaz de esperar sua vez de falar. O nível de competitividade também gera insights sobre o quanto um talento está disposto a colaborar individual e coletivamente.


É primordial que um talento esteja alinhado culturalmente, mas que também apresente as habilidades e competências técnicas necessárias para colocar a empresa em posição de vantagem sobre a concorrência.


O fit cultural é apenas uma das ferramentas estratégicas que ajudam o RH nos processos de recrutamento e seleção. No entanto, quando bem aplicado, diminui o risco de erro na contratação e facilita as práticas de onboarding para melhor adaptação do novo colaborador enquanto fortalece o vínculo para conectar as expectativas pessoais e corporativas. 


Se você gostou deste conteúdo, aproveite para acompanhar as nossas publicações e atualizações nas redes sociais. Estamos no Instagram e LinkedIn, sempre com novidades! 

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page