top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

Por que RH e liderança devem trabalhar juntos?

A gestão de pessoas é um verdadeiro desafio em muitas empresas, mas como isso pode ser aprimorado por meio da relação entre RH e liderança? Confira.



Imagem de capa do artigo, com uma mulher branca, com cabelo preso e um óculos de grau na cor preta e um homem branco vestido com um terno cinza e camisa social branca, com cabelo castanho claro e barba baixa, eles conversando numa mesa no escritório. No canto inferior esquerdo está escrito: "Por que RH e liderança devem trabalhar juntos
Por que RH e liderança devem trabalhar juntos? | Artigo exclusivo Great People

Gerenciar tempo, recursos financeiros e pessoas é algo que demanda bastante atenção, mas como o trabalho alinhado do RH e liderança pode ajudar nesse processo?


Ao desenvolver os recursos humanos e a gestão, é possível expandir a motivação dos colaboradores, o que contribui bastante para o crescimento da empresa. Por isso, para ter um time de alta performance, é essencial pensar em como desenvolver as habilidades dos líderes.


Neste conteúdo, você vai conferir mais detalhes sobre o papel do RH e da liderança na rotina empresarial, além de descobrir dicas práticas para melhorar o alinhamento desses setores no seu negócio.


Qual é o papel do RH no desenvolvimento de líderes?


Quando falamos sobre RH e liderança, é preciso ter em mente que muitas responsabilidades que se aplicam a um setor também são relevantes ao outro, afinal, os dois lidam com o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. Então, ao alinhá-los, é possível contar com impactos positivos para líderes e toda a equipe.


Além de fortalecer o trabalho dos funcionários, gerando melhores resultados para toda a organização, o RH tem um papel fundamental no desenvolvimento de líderes de um negócio. Isso porque, por meio das várias funções do setor de Recursos Humanos, há formas de:


  • resolver conflitos entre gestores e colaboradores; 

  • desenvolver habilidades profissionais, técnicas e emocionais; 

  • aprimorar competências a serem utilizadas no dia a dia; 

  • gerenciar o desempenho das atividades; 

  • captar e reter talentos a longo prazo; 

  • otimizar o tempo e aumentar a produtividade da equipe; 

  • melhorar o clima da empresa e consolidar a cultura organizacional; 

  • planejar a sucessão de líderes. 

Nesse sentido, desenvolver líderes é uma ação que pode ser impulsionada por meio de um conjunto de planejamentos estratégicos do RH de uma empresa, motivando gestores e estimulando o aprimoramento de competências.


Você também pode gostar → Como evitar a liderança tóxica.


Como ajudar no desenvolvimento de liderança na sua empresa?


Agora que você já sabe a relação entre RH e liderança, e como o setor de recursos humanos pode fazer toda a diferença no trabalho dos líderes, é hora de entender como pode funcionar essa contribuição na prática.


Confira, a seguir, algumas das principais formas que o RH pode ajudar no desenvolvimento de líderes. 


Análise de gap de competências

O RH pode avaliar quais habilidades precisam ser melhoradas para aprimorar não apenas o desempenho da liderança, mas também para motivar a dedicação e o trabalho das equipes de cada setor.


Essa análise pode ser feita por meio de feedbacks, pesquisas e até também por meio do monitoramento do que tem sido feito com os colaboradores na rotina. 



Pesquisa de clima

Fazer pesquisas para ter um conhecimento mais aprofundado sobre como está o clima organizacional também pode ajudar bastante. Afinal, ninguém deseja ficar em um ambiente onde não possa tirar dúvidas ou dar sugestões. 


Então, é extremamente válido ficar por dentro de como os colaboradores estão se sentindo ao lidar com seus líderes e interagir no local físico ou online de trabalho.


Melhoria da comunicação interna

Como tem sido a comunicação interna na sua organização? Alguns indícios que podem indicar a necessidade de fazer transformações, são:

  • retrabalho constante; 

  • aumento de erros ou falhas nos processos; 

  • falta de alinhamento com a cultura organizacional; 

  • dúvidas frequentes sobre determinadas tarefas da rotina; 

  • falta de entendimento entre gestores e colaboradores.

A comunicação transparente faz parte de uma gestão humanizada e ajuda a criar um ambiente mais saudável no trabalho, então esse é um dos pontos que o RH deve prestar atenção.



Avaliação de desempenho 

Além de estabelecer alguns pontos que devem ser seguidos de forma estratégica para garantir que o desenvolvimento de líderes ocorra da melhor forma, é preciso acompanhar o processo. Por isso, é recomendado estabelecer metas mensuráveis a serem alcançadas e fazer uma avaliação de desempenho frequentemente.


A dica é fazer as avaliações tanto apenas de forma individual com os líderes quanto em conjunto com as equipes. Isso porque a visão dos trabalhadores sobre seus gestores é extremamente importante para entender como tem sido o trabalho da liderança com seu time.



Treinamentos e capacitações para líderes 

Outro ponto essencial que o RH pode contribuir para a liderança de uma empresa é pensar em treinamentos e capacitações que podem ser oferecidos de forma recorrente ou pontual na empresa. 


Além de fortalecer aspectos de competências profissionais e técnicas, alguns treinamentos também podem aprimorar questões emocionais de autoconhecimento e empatia para trabalhar com outras pessoas. Vale planejar os treinamentos de acordo com as necessidades da empresa e o gap de competências avaliado.


Quais desses aspectos já são trabalhados na relação RH e liderança da sua empresa? Quanto mais integrados esses setores estiverem, mais chances sua empresa tem de continuar crescendo e se destacar com bons resultados no mercado. Esperamos que este conteúdo ajude você a integrar as pessoas e ter um melhor desempenho nas atividades da gestão e das equipes do seu negócio. 


Se você deseja investir em desenvolvimento de lideranças, transformando as pessoas de forma positiva para impulsionar sua cultura organizacional, nós temos o caminho ideal para você. 


Conheça as nossas soluções de desenvolvimento de líderes e saiba como implementar tudo isso na prática para dar o primeiro passo em sua jornada de sucesso! 

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page