top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

8 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

Uma equipe de alta performance está associada ao engajamento, motivação e produtividade no trabalho. Por isso, para que a empresa consiga alcançar seus objetivos é preciso cuidar dos colaboradores, investindo na valorização e bem-estar pessoal e profissional. 


Imagem de capa do cartigo, no canto esquerdo um texto escrito em preto "8 dicas para melhorar a produtividade no trabalho", na composição da imagem uma mesa de trabalho vista por cima, com relógio, um caderno, um caneca de café e um notebook aberto.
8 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

Ter um ambiente de trabalho saudável, igualitário e colaborativo faz com que as pessoas se sintam pertencentes e se comprometam com o sucesso do negócio. Portanto, a produtividade é um reflexo das perspectivas de carreira, da boa saúde mental e qualidade de vida.


Como alcançar um nível diferenciado de produtividade dentro da empresa? Continue lendo para entender o conceito, o que pode impedir uma equipe de ser produtiva e o que fazer para melhorar o desempenho da força de trabalho!


O que prejudica a produtividade no trabalho?


Alguns fatores e eventos negativos impactam diretamente a produtividade e, consequentemente, as entregas de qualidade e dentro do prazo.


Pressão excessiva 

Trabalhar sob pressão gera desgaste emocional e físico, comprometendo a execução das tarefas no dia a dia. Seja por parte das lideranças, seja de colegas, a cobrança em excesso diminui a produtividade e ocasiona retrabalho, o que pode levar a atrasos e ao aumento dos custos.


Quando pressionadas, as pessoas tendem a ficar mais ansiosas, irritadas e confusas dentro de uma rotina que exige concentração, organização e calma.


Clima organizacional ruim

Um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os colaboradores se sintam engajados e dispostos. Com um clima ruim, a tendência é que o colaborador ou equipe entregue menos do que foi almejado, devido à insatisfação e falta de motivação para estar em um ambiente considerado tóxico e insalubre. 


Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional

Um profissional para ser produtivo precisa estar bem na vida pessoal e profissional, caso contrário pode se sentir insatisfeito, desmotivado e ter uma queda de eficiência.


Os problemas familiares, a falta de perspectiva na carreira ou uma vida profissional muito exaustiva podem colaborar para a baixa produtividade, demandando da empresa maior cuidado com esse equilíbrio.


Como melhorar a produtividade da equipe? 8 práticas saudáveis de motivação e engajamento 


Para vencer em um mercado competitivo e oscilante é essencial cuidar para ter um ambiente de trabalho saudável onde as pessoas se sintam valorizadas e pertencentes.


O que fazer para aumentar a produtividade individual e coletiva? Trouxemos algumas dicas que RH e líderes podem adotar para aumentar a eficiência da empresa melhorando a performance dos colaboradores!


1. Avalie constantemente a equipe

avaliação de desempenho serve para mapear a produtividade no trabalho e encontrar pontos fortes e fracos. Avaliar a performance e o rendimento, além de demonstrar preocupação com o colaborador, permite aos gestores se anteciparem quanto a uma possível queda da capacidade produtiva.


Por meio de uma avaliação sistemática é possível levantar dados e indicadores de produtividade para entender o que deve ser corrigido e o que pode ser melhorado. Os resultados trazem diagnósticos individuais e coletivos, direcionando as ações do RH e a tomada de decisão das lideranças.


2.  Escute as pessoas para saber o que pode ser melhorado

A melhor forma de ajudar uma equipe a ser mais produtiva é ouvindo os colaboradores sobre as dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho. A escuta ativa permite levantar pontos de melhorias a partir da visão de quem executa as atividades e sabe quais são os principais empecilhos.


Os feedbacks coletados trazem elementos importantes para serem usados pelas lideranças. Já as decisões tomadas sem ouvir os colaboradores podem causar efeito contrário, reduzindo a produtividade e influenciando negativamente nos resultados.


3. Ofereça feedback

Tão importante quanto ouvir os colaboradores é fornecer retornos regulares para que saibam onde estão acertando ou errando. Só assim cada colaborador entenderá seu desempenho e terá dimensão das melhorias para ser mais produtivo. 


A construção de feedback positivos, ainda que com traga aspectos de melhoria, estabelece uma relação de diálogo e confiança. Quanto mais o colaborador é informado sobre suas atividades, onde deve manter ou melhorar o padrão de qualidade, maior será sua disposição e produtividade no trabalho.


4. Invista na melhoria do ambiente de trabalho


O clima organizacional exerce grande influência sobre a disposição e motivação dos colaboradores. Considerando que as pessoas passam boa parte do dia no ambiente de trabalho, é primordial que a empresa, com a ajuda do RH, invista em ações para promover o bem-estar individual e coletivo.


As pesquisas de clima e os feedbacks contínuos, por exemplo, possibilitam entender como está o ambiente e sugerir melhorias de impacto.


5. Fortaleça a cultura

Com uma cultura organizacional forte, que fomente relações saudáveis entre líderes e colaboradores, a empresa pode ser mais produtiva. Em um lugar onde todos são valorizados, recebem tratamento igualitário e são incentivados em suas carreiras, certamente haverá times engajados e produtivos.

 

É imprescindível que empresa e colaboradores estejam sintonizados, se tratando de valores e objetivos. Uma cultura alinhada e fortalecida com o fit cultural direciona o comportamento e os hábitos, estimulando a produtividade no trabalho.


6. Melhore a comunicação interna 

comunicação institucional requer da empresa e do RH um grande cuidado com a transmissão das mensagens para evitar ruídos e falhas de interpretação. Por isso, é necessário definir canais oficiais de divulgação de informações, avisos ou instruções.


Uma comunicação ruim é capaz de provocar a disseminação de notícias e informações equivocadas e, até que a empresa identifique o problema e encontre soluções para reparar o erro, a produtividade pode ser bastante comprometida.


7. Capacite as lideranças 

Os líderes são responsáveis por gerenciar processos e pessoas, no intuito de alcançar os resultados propostos pela empresa. Portanto, devem ser profissionais capacitados para lidar com variados perfis de colaboradores e fazer com que cada um seja produtivo à sua maneira.


Com treinamentos e capacitações é possível desenvolver as lideranças para extrair o melhor da equipe em termos de produtividade. Afinal, um bom líder é aquele que sabe ouvir o time, avaliar seu desempenho e proporcionar condições e ferramentas adequadas de trabalho.


Você pode gostar de ler também 👇


8. Garanta flexibilidade

Para que as pessoas tenham mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sejam mais produtivas, o trabalho flexível pode ser um grande aliado. Trabalhar no modelo híbrido ou poder gerenciar seu próprio horário, por exemplo, pode fazer com que os talentos se sintam mais felizes e produtivos.


O bem-estar profissional nasce da condição de evoluir na carreira sem deixar a vida pessoal e outros interesses de lado. Esse é um ponto relevante, que deve ser considerado como fator motivacional para aumentar a produtividade no trabalho.


Para estabelecer uma correlação positiva e saudável entre o fazer mais em menos tempo, a empresa deve rever sua conduta em relação à valorização do capital humano. Assim, é possível identificar os aspectos que conectam a produtividade no trabalho, o bem-estar dos colaboradores e o foco na vantagem competitiva desejada.


Se gostou deste artigo, aproveite para assinar nossa newsletter e receber direto na sua caixa de entrada nossos conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas e soluções de RH!

14 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page