top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

Liderança inspiradora: desenvolvendo características que transformam equipes

Cada vez mais a liderança tem a ver com criar um ambiente seguro, colaborativo e de confiança para todo o time. Nesse contexto, um estilo que tende a se destacar é a liderança inspiradora


Imagem da capa do artigo do lado esquerdo com a frase: "Liderança Inspiradora: Desenvolvendo características que transformam equipes". do lado direito uma imagem com vários barquinhos de papel seguindo 1 barquinho azul na frente.
Liderança Inspiradora: Desenvolvendo características que transformam equipes

Líderes desse tipo são capazes de influenciar outros profissionais e gerar um movimento positivo e coordenado em toda a equipe. No entanto, é fundamental saber quais são os principais pontos dessa forma de liderar e como incorporá-la ao negócio. 


Na sequência, você descobrirá o que é a liderança inspiradora e entenderá quais são as principais formas de desenvolvê-la. Boa leitura!


O que é uma liderança inspiradora? 


A liderança inspiradora é um estilo de liderança focada na capacidade de motivar e guiar outras pessoas no ambiente de trabalho. A intenção é mover os liderados rumo a um objetivo em comum, como uma meta organizacional relevante.


Além disso, lideranças desse tipo assumem o papel de promover uma transformação de impactos positivos e profundos. Assim, o foco se torna estimular as demais pessoas a buscarem uma visão compartilhada de futuro.


Entre os benefícios que esse tipo de liderança pode gerar estão questões como:


  • Criação ou fortalecimento de um senso de propósito; 

  • Aumento da motivação e do engajamento; 

  • Construção de uma sinergia em busca de objetivos organizacionais; 

  • Alinhamento amplo do time; 

  • Melhoria nos resultados de toda a empresa. 


Quais são as principais características de uma liderança inspiradora? 


O próximo ponto para considerar é o conhecer as qualidades que tornam uma liderança inspiradora. Embora não haja uma receita pronta, alguns pontos são comuns entre líderes desse tipo. Confira quais são os pontos principais!


Ter boa comunicação

Um dos componentes-chave da liderança inspiradora é a boa comunicação. Ela é essencial para transmitir valores, visão e propósito com eficiência, além de ser crucial para garantir mais transparência na relação com as pessoas lideradas.


Outro aspecto para considerar é que a comunicação adequada é determinante para criar um ambiente de segurança e confiança.


Saber dar feedback 

Uma liderança inspiradora também precisa saber como dar feedback construtivo de modo constante e relevante. Essa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento individual de talentos — tanto de modo profissional quanto pessoal.


A oferta de feedback também interfere na conquista de resultados e no alcance dos objetivos estratégicos do negócio. Ainda, ele ajuda a aumentar o engajamento e até a motivação do time.


Ser confiável e coerente

Normalmente, lideranças inspiradoras são confiáveis e coerentes. Essas são características fundamentais para construir um ambiente de respeito, integração e confiança.


Essas características também são cruciais para consolidar a credibilidade da liderança, que consegue liderar pelo exemplo. Dessa forma, fica mais fácil inspirar as demais pessoas à ação.


Saber trabalhar em equipe

Como acontece com qualquer liderança, saber trabalhar em equipe é fundamental, já que somente dessa forma é possível gerenciar o time com eficiência. No caso das lideranças inspiradoras isso é ainda mais importante.


A liderança precisa saber identificar talentos e capacidades no time, demonstrando confiança e delegando tarefas, por exemplo. Também é preciso criar um ambiente de sinergia, para que todos atuem em busca dos objetivos em comum.


Compartilhar conhecimento

Ao observar uma liderança inspiradora, é comum ver a pessoa nessa posição compartilhando conhecimento de modo contínuo. Ao transmitir seus conhecimentos, a liderança consegue promover um ambiente de aprendizado, incentivando que mais pessoas compartilhem o que sabem.


Essa característica também faz com que ocorra um incentivo à inovação, já que o conhecimento compartilhado costuma fomentar novas ideias. Na prática, isso ainda estimula a colaboração entre o time.


Ter inteligência emocional

Não menos importante, há a inteligência emocional. Essa característica é indispensável para qualquer líder, mas é ainda mais relevante para quem deseja agir de modo inspirador. É por meio dessa característica que as lideranças reconhecem não apenas as próprias emoções, como também as do time.


Ainda, líderes aspiracionais devem ser capazes de gerenciar corretamente as emoções, demonstrar resiliência e capacidade de adaptação às mudanças. Com isso, é possível construir um clima organizacional positivo e favorecer a atuação geral do time.


Inclusive, essas características se relacionam diretamente aos pontos levantados em nosso relatório “Trabalho Ideal”. Na pesquisa, perguntamos quais características não podem faltar em uma boa liderança e as principais respostas foram:


  • Comunicação; 

  • Empatia; 

  • Inteligência emocional; 

  • Capacidade de delegar tarefas; 

  • Conhecimento do negócio; 

  • Honestidade; 

  • Resiliência; 

  • Gestão de tempo; 

  • Pensamento analítico; 

  • Foco em inovação; 

  • Criatividade; 

  • Foco em diversidade e inclusão.


Isso demonstra que, no geral, lideranças inspiradoras se alinham ao que os profissionais liderados desejam.


Como desenvolver lideranças inspiradoras na empresa?


Na prática, as principais características das lideranças inspiradoras podem ser desenvolvidas ou fortalecidas. Para tanto, é preciso recorrer às ferramentas corretas e que viabilizam esse resultado. 

Na sequência, descubra o que a empresa pode fazer para desenvolver esse tipo de liderança no ambiente de trabalho!


Ofereça treinamentos

Uma das formas de desenvolver esse tipo de liderança é oferecendo treinamentos referentes às principais habilidades. Isso significa, por exemplo, contar com programas de desenvolvimento voltados às habilidades de comunicação ou de inteligência emocional.


Para agir de modo mais efetivo é interessante estimular a liderança a realizar uma autoanálise, de modo a identificar pontos positivos e aspectos a serem trabalhados. A partir disso, fica mais fácil saber quais capacidades precisam de mais atenção e aprimoramento.


Crie programas de mentorias

Embora cursos, treinamentos e workshops sejam bem-vindos, também é recomendado realizar programas de mentorias com outras lideranças inspiradoras. A ideia é que cada líder tenha uma liderança mentora, com a qual seja possível aprender e se desenvolver.


Inclusive, essa é uma forma de reforçar o valor da transmissão do conhecimento e da colaboração. Em um programa de mentoria do tipo, é possível definir metas específicas e fazer com que as lideranças se apoiem no alcance dos resultados desejados.


Estimule a leitura 

Outra forma interessante de desenvolver novas lideranças inspiradoras é por meio do incentivo à leitura por parte dos profissionais. Há muitos livros com exemplos de lições de liderança — indo dos clássicos aos mais modernos.


Líderes podem buscar absorver o conhecimento pela leitura, além de explorar diversas perspectivas sobre como liderar da melhor maneira. Ainda, essa é uma forma prática de garantir o desenvolvimento e o aprendizado contínuos.


Tenha uma cultura aberta ao erro e à inovação

Como você acompanhou, a capacidade de compartilhar conhecimento de líderes inspiradores tem tudo a ver com a inovação. Por isso, é interessante que a cultura organizacional também seja voltada ao estímulo à inovação, de modo geral.


Isso significa que a empresa está aberta ao erro e às tentativas, incentivando o pensamento inovador. Desse modo, é possível garantir que as lideranças atuem de modo realmente inspirador.


Você pode gostar de ler também 👇


Neste artigo, você conferiu que a liderança inspiradora é baseada em diversas características, desde a comunicação até a inteligência emocional. Saber desenvolver líderes que inspiram pode melhorar o clima organizacional e os resultados da empresa, sendo relevante para alcançar os objetivos de negócio.


Está em busca de soluções de desenvolvimento de líderes para fomentar lideranças inspiradoras e impactar positivamente toda a empresa? Conheça as nossas opções de capacitação para líderes! 

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page