top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

Atração de talentos: o que é e como melhorar na sua empresa?


Imagem de capa do artigo com duas mulheres de frente conversando em um escritório. Na frase no canto inferior direito está escrito: "Atração de Talentos: o que é como melhorar na sua empresa?"
Atração de Talentos | Artigo exclusivo Great People


Construir equipes capacitadas, integradas e funcionais é um dos principais desafios da gestão de pessoas. Para alcançar esse resultado é essencial encontrar os profissionais certos para as vagas correspondentes. Nesse contexto, ter uma boa estratégia de atração de talentos é fundamental. 


Afinal, as pessoas precisam ter interesse em trabalhar na sua empresa para que se candidatem e participem dos processos seletivos. Com a abordagem adequada nesse sentido, fica mais fácil encontrar os talentos mais adequados para atender às necessidades do negócio. 


Na sequência, você descobrirá o que é a atração de talentos e como alcançar os resultados desejados. Boa leitura!


O que é atração de talentos?


A atração de talentos consiste no processo de despertar o interesse de pessoas com as habilidades e experiência necessárias para que elas se candidatem a uma vaga na empresa. Essa é uma etapa crucial entre ter uma posição disponível na companhia e preenchê-la corretamente.


Se a atração de talentos for insuficiente, por exemplo, profissionais de recrutamento e lideranças terão poucas alternativas no momento de escolher quem deve ser contratado. Já se a atração de talentos for incorreta ou mal direcionada, profissionais com características desalinhadas entrarão nos processos seletivos.


Logo, essa é uma fase crítica para qualquer empresa que deseje ter times capacitados e alinhados. Se essa atração falhar, outros passos também provavelmente falharão.


Por que é importante investir na atração de talentos?


Ao investir na atração de talentos, é possível obter diversos benefícios para o negócio, inclusive em relação às operações e custos. As vantagens se tornam ainda mais intensas quando a companhia se torna capaz de atrair talentos mais qualificados.


Entre os principais benefícios estão: 


redução no tempo de contratação, pois não é necessário esperar tanto para captar interessados; 

  • contratação de talentos qualificados e engajados, considerando que bons profissionais preferem os melhores empregadores; 

  • redução do turnover, já que há mais chances de encontrar a pessoa candidata ideal em um processo seletivo com vários profissionais; 

  • diminuição nos custos com contratação, tanto pela redução do tempo quanto pela diminuição do turnover; 

  • consolidação da imagem da marca perante os talentos, podendo se tornar um ativo da companhia. 

 

Como atrair talentos?


Fomentar a captação de talentos depende de uma estratégia bem estruturada e que deve ser colocada em prática para criar um ambiente atraente. Desse modo, os candidatos externos terão cada vez mais interesse em participar dos processos seletivos para entrar na empresa.


A seguir, veja quais medidas adotar para atrair talentos com mais facilidade e efetividade! 

 

Invista em cultura organizacional e no employer branding

Para fazer com que os profissionais externos queiram entrar na empresa é essencial construir uma boa imagem do negócio. Isso envolve a chamada marca empregadora ou employer branding.


Graças a ela, é possível despertar mais facilmente o interesse das pessoas no negócio, atraindo cada vez mais talentos. Ainda, isso tem a ver com a forma como o negócio é visto por colaboradores, ex-colaboradores e demais profissionais do mercado.


Entre as iniciativas para construir uma boa imagem de marca está o investimento na cultura organizacional. Ela serve para orientar como agir e tomar decisões, além de garantir mais integração e direcionamento à atuação. 


Nesse sentido, uma das formas de atestar o comprometimento da companhia na criação de um ambiente saudável e positivo de trabalho é por meio da certificação Great Place to Work


Para obtê-la, as empresas precisam passar por uma série de avaliações, incluindo as percepções e o engajamento dos colaboradores. Ao se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar, é possível comunicar essa questão com mais eficiência, o que ajuda a se destacar e atrair mais talentos.


Promova os valores da empresa

Ter uma cultura organizacional e uma marca empregadora fortes depende dos valores do negócio. É crucial tê-los bem definidos, já que eles também se relacionam com o propósito do trabalho e com a visão da empresa.

 

Por isso, é interessante envolver todas as pessoas na consolidação e na aplicação desses valores. A ideia é garantir que os valores sejam verdadeiramente vividos por todos, ajudando em sua consolidação.


Também é essencial que a alta liderança dê o exemplo. Essa é uma forma de estimular outros profissionais a incorporarem os valores do negócio, o que também será transmitido aos talentos externos. Com o alinhamento de valores, será possível atrair cada vez mais os candidatos certos. 


Estruture corretamente o processo de seleção

Ter um bom processo de seleção também é essencial para atrair talentos com mais facilidade e efetividade. Afinal, cerca de 60% dos candidatos já desistiram de uma candidatura sem finalizá-la pelo processo ser longo ou complexo. 


Em vez disso, o ideal é facilitar o processo de candidatura para criar, desde o começo, uma boa experiência para as pessoas candidatas. Também é preciso planejar o processo seletivo para ele ser eficiente, sem ser cansativo.


No lugar de fazer longas etapas de entrevistas que duram semanas ou meses, o ideal é focar em algo mais dinâmico. No entanto, isso não significa abrir mão de fazer uma boa seleção com base nos critérios. 


Também é essencial oferecer transparência no processo de seleção, indicando quais são as próximas etapas. Entre as fases, o ideal é fornecer feedback efetivo e, de preferência, personalizado. Mesmo os candidatos não aprovados terão uma boa impressão da empresa — e poderão se candidatar futuramente em novas vagas. 


Ofereça bons benefícios

Favorecer a atração de talentos também depende de oferecer aquilo que as pessoas desejam encontrar no ambiente de trabalho. Isso exige conhecer quais são as prioridades e preferências dos profissionais, de modo geral.


Para ajudar nessa missão, o ideal é utilizar dados concretos. No nosso relatório “Trabalho Ideal”, entrevistamos 1376 pessoas sobre questões profissionais. Entre as questões consideradas mais importantes no trabalho, se destacaram os seguintes temas:


  • alinhamento com valores e propósito: escolhido por 72,2% dos respondentes; 

  • flexibilidade: 66,9% 

  • remuneração: 64,2% 

  • benefícios de saúde mental e bem-estar: 61,3%; 

  • formato de trabalho: 58,1%; 

  • ESG: 53%; 

  • diversidade e inclusão: 44%; 

  • reconhecimento da empresa no mercado: 36,9%.

O fato é que oferecer uma remuneração competitiva é relevante, mas já não é o suficiente para realmente fomentar a atração de bons candidatos. Sendo assim, é essencial ser capaz de oferecer as condições que mais interessam ao público


Isso significa, por exemplo, considerar benefícios flexíveis, que permitam a cada pessoa escolher a melhor distribuição. Nos tópicos a seguir, você entenderá melhor como incorporar as necessidades dos profissionais ao ambiente de trabalho.


Apresente oportunidades de desenvolvimento

Também é cada vez mais importante fornecer aos talentos oportunidades relacionadas ao desenvolvimento e ao crescimento profissional. No relatório “Trabalho Ideal”, por exemplo, 86,9% gostariam de ter mais oportunidades de desenvolver habilidades técnicas, as chamadas hard skills. 


O desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills) também é desejado pelos profissionais. As principais incluem: 

  • desenvolvimento de liderança; 

  • autoconhecimento e inteligência emocional; 

  • domínio das tecnologias e tendências do futuro.

Ainda, é essencial pensar em oportunidades de crescimento dentro da própria empresa. Viabilizar a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI), por exemplo, ajuda a motivar os colaboradores, permitindo que eles saibam onde podem chegar e o que devem fazer.


Garanta flexibilidade

Como você viu, uma das prioridades das pessoas sobre o ambiente de trabalho é ter flexibilidade. O relatório “Flexibilidade no Trabalho” ratifica essa tendência. No estudo, 69,7% das 1013 pessoas questionadas disseram que o trabalho delas ficou mais flexível após a pandemia.


O fato é que a flexibilidade se tornou cada vez mais relevante, sendo apontada como um diferencial para mais de 98,1% das pessoas com vínculo empregatício. Além disso, para 78,8% a flexibilidade é um fator decisivo para trocarem de emprego e, para 83,7%, a questão pode levar à recusa de uma proposta. 


Ao mesmo tempo, vale considerar que a flexibilidade não se limita à carga horária ou ao regime de trabalho. Embora essas duas questões sejam as mais valorizadas, outros pontos despertam o interesse de quem respondeu à pesquisa.


Veja por ordem de relevância:


  • horários flexíveis: 67,1% valorizam; 

  • possibilidade de trabalhar híbrido ou remoto: 50,3%; 

  • autonomia para gerenciar tempos e tarefas: 45,2%; 

  • anywhere office: 41,5%; 

  • benefícios flexíveis: 33,6%; 

  • jornadas reduzidas: 33,1%; 

  • gestão horizontal: 8,2%;

Para incorporar isso à atração de talentos, vale pensar em meios de usar a flexibilidade para ajudar as pessoas a terem mais equilíbrio no dia a dia. Com um apoio à relação entre vida no trabalho e fora dele, é possível atrair mais profissionais alinhados para o negócio.


Promova a diversidade e a inclusão

Para consolidar a cultura da empresa e o employer branding, também é recomendado promover a diversidade e a inclusão. Por si só, essa é uma forma de colocar em prática valores relevantes do negócio, fortalecendo seu propósito.


Um ambiente diverso e acessível também é capaz de atrair mais talentos, com diversas características. Em vez de focar em apenas um perfil específico, torna-se possível contemplar uma grande variedade de profissionais.


Nesse sentido, é interessante instituir políticas de equidade racial e de gênero, por exemplo. Criar políticas afirmativas é uma forma de garantir mais acesso a grupos minorizados, aumentando a diversidade dos times.


Também é válido ter comitês de diversidade, políticas de apoio e até códigos de conduta para coibir o preconceito no dia a dia. Ainda, promover a diversidade e inclusão começa no processo seletivo ao buscar medidas para reduzir e eliminar vieses no recrutamento.


Aproveite indicações de outros colaboradores

Outra estratégia para favorecer a atração de talentos envolve buscar a indicação de profissionais junto a outros colaboradores. Essa estratégia é conhecida como employee referral ou até recrutamento interno, dependendo das características.


A ideia é buscar junto aos profissionais atuais recomendações diretas de outros profissionais que possam se encaixar nas posições e na empresa, de modo geral. Segundo uma pesquisa do Aptitude Research, 84% das empresas acreditam que essa é a forma com melhor custo-benefício para contratar novos talentos. 


Além disso, 62% das companhias reduziram o tempo necessário de contratação graças às indicações. Já os colaboradores que recebem uma indicação são 18% mais propensos a ficarem satisfeitos com o trabalho e são 40% mais propensos a ficarem por 1 ano ou mais.


Porém, é preciso ter atenção a dois pontos. Cuidar da cultura organizacional e das condições gerais do ambiente de trabalho é essencial para ser capaz de receber boas indicações e que tenham potencial de retenção.


Você pode gostar de ler também 👇


Ainda, o programa de indicação precisa ser bem estruturado. Em muitos casos, pessoas colaboradoras que indicam bons candidatos recebem bônus, que podem estar condicionados à permanência do outro profissional, por exemplo.


Avalie e otimize o clima organizacional

Além dos demais esforços, é essencial ter atenção ao clima organizacional. Como as pessoas buscam cada vez mais ambientes saudáveis e positivos de trabalho, o ideal é ter um bom clima. 


Para tanto, é crucial saber como avaliar e otimizá-lo. Isso envolve identificar eventuais problemas, conflitos e gargalos, além de buscar soluções eficazes. Por outro lado, todos os pontos precisam estar alinhados com a cultura e com os valores do negócio.


Nesse contexto, é especialmente importante buscar ajuda especializada para diagnosticar o clima organizacional e fazer benchmark de práticas com outras companhias.


Com esse apoio profissional, é possível criar um plano de ação personalizado e focado na melhoria do ambiente de trabalho. Assim, o interesse dos demais profissionais se torna cada vez maior.


Conforme você aprendeu, atrair talentos com eficiência é possível e benéfico para o negócio. Nesse caso, é essencial ter uma boa estratégia para cuidar dos principais elementos que fazem com que as pessoas candidatas prefiram a companhia em detrimento das demais.


Quer ter ajuda qualificada para atrair cada vez mais talentos? Conheça nossa consultoria especializada em diagnóstico organizacional! 

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page