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Cultura de feedback nas empresas: guia para implementação e sucesso

A cultura de feedback é uma das principais estratégias para melhorar o ambiente organizacional e, ainda, motivar os colaboradores. Saiba mais!


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Cultura de feedback nas empresas | Artigo exclusivo Great People

Se tem algo que é muito falado no meio corporativo é a cultura de feedback, mas você sabe dizer qual é a importância disso e como implementar na sua empresa?


Com os avanços tecnológicos e mercadológicos, as empresas e pessoas no geral têm se tornado mais exigentes com suas decisões e seus esforços. Por isso, é fundamental separar um tempo para conversar sobre o trabalho que está sendo realizado na sua organização e se aproximar dos colaboradores.


Neste conteúdo, você vai conferir mais sobre a importância do feedback nas empresas e como ele pode gerar diversos benefícios para a gestão e o RH do seu negócio.


O que é Cultura de Feedback?


Feedback pode ser traduzido no processo de dar o retorno sobre algo que foi feito. Já a cultura de feedback é fazer com que esse retorno se torne uma prática constante na organização, a fim de criar diálogos mais seguros e um ambiente saudável para colaboradores e gestores.


Ao contrário do feedback comum, em que as lideranças comunicam o que deve ser melhorado, a cultura de feedback visa abrir espaço para trocas e conversas que aprimorem ambos os lados. Nesse sentido, o feedback deixa de ter apenas um lado e se torna uma conversa aberta para a expansão das pessoas e da empresa.


Então fortalecer essa prática dentro das empresas é uma ótima forma de valorizar a dedicação dos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho mais transparente, acolhedor e interativo. 

Essa cultura visa dar feedbacks contínuos e frequentes, e não esporádicos, para trabalhar os processos de forma mais constante e trazer resultados melhores a longo prazo.


Ao dar retornos construtivos e reconhecer os pontos fortes e a desenvolver de cada colaborador, os líderes conseguem transformar positivamente o ambiente da empresa. Na prática, o feedback pode focar tanto nas entregas quanto no comportamento do funcionário, indicando o que já foi feito de bom e o que pode ser melhorado. 


Quais são os benefícios do feedback corporativo?


Por meio da cultura de feedback, é possível desenvolver melhorias no clima organizacional e garantir várias vantagens, entre elas:

  • Crescimento pessoal e profissional na empresa; 

  • Criação de um ambiente mais seguro; 

  • Integração de líderes e funcionários. 


O que pode tornar essa cultura mais eficaz?


Oferecer retornos com constância demanda tempo e alguns outros fatores que você deve prestar atenção para implementar a cultura de feedback na prática. Confira, a seguir, o que é preciso fazer para realizar essa atividade com mais eficácia.


Comunicação aberta e transparente


Como está o cenário da comunicação interna no seu negócio? As pessoas conseguem se expressar livremente, fazer perguntas e trocar ideias relevantes com os times e líderes?


Entender como melhorar a comunicação contribui não apenas para evitar falhas e prejuízos, mas também para tornar o time integrado e motivado no dia a dia.


Estabelecimento de metas claras e mensuráveis


Ter mais clareza na criação e na comunicação das metas para os funcionários também é um ponto que pode fazer toda a diferença no clima do ambiente de trabalho.


Além de melhorar o engajamento, estabelecer objetivos mensuráveis facilita o acompanhamento dos processos internos e ajuda os líderes a entender o que pode ser melhorado.


Ferramentas e processos para coleta e análise de feedback

Já pensou em investir em ferramentas tecnológicas que ajudem sua empresa a otimizar a rotina, monitorar os processos e acompanhar de perto o trabalho dos funcionários e gestores?


Contar com um sistema de gestão pode ajudar, inclusive, na coleta dos resultados e na análise do que foi trabalhado em cada feedback. 


Lideranças preparadas


Você tem investido no desenvolvimento de lideranças dentro da sua empresa? Os cargos de gestão, muitas vezes, já contam com pessoas que desenvolveram suas habilidades profissionais ao longo dos anos, mas nem sempre elaboraram competências emocionais.


Então é importante investir em treinamentos para desenvolver líderes tanto no âmbito mental e emocional quanto no profissional, a fim de aprimorar a interação entre as equipes e gerar impactos positivos para toda a organização.


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Como implementar uma cultura de feedback?


Agora que você já sabe a importância do feedback, é necessário entender como realizar a implementação de feedback para contar com uma melhoria contínua na empresa. Para isso, é indicado seguir alguns passos, entre eles:

  • Estabeleça objetivos que devem ser alcançados com a cultura de feedback na prática;

  • Determine quais devem ser os canais e as ferramentas utilizadas para implementar essa atividade;

  • Defina as frequências para as trocas formais, se devem ser quinzenais, mensais ou trimestrais, por exemplo;

  • Apresente a importância de fortalecer os feedbacks nos times;

  • Fortaleça o envolvimento da liderança com essa prática;

  • Ofereça treinamentos que trabalhem aspectos importantes, como inteligência emocional, comunicação transparente, produtividade na rotina, escuta ativa e empatia;

  • Crie um ambiente de trabalho mais saudável, próximo e empático;

  • Incentive o diálogo, a troca de ideias e o feedback contínuo na rotina;

  • Analise os resultados obtidos e veja o que pode ser mudado para ter mais sucesso com a prática da cultura de feedback.


E aí, quais desses passos já são seguidos na sua empresa? Esperamos que este conteúdo ajude você a implementar o feedback no seu negócio de forma adequada, segura, contínua e eficaz.


Descubra o que mais você pode fazer para transformar a cultura da sua empresa e torná-la, cada vez mais, um excelente lugar para trabalhar. Confira nosso guia!


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