Nascida em um ambiente digital e disruptivo, a geração Z já está moldando uma nova mentalidade no mercado de trabalho. Mais que desafiar as estruturas tradicionais, quem faz parte desse grupo busca construir novas formas de trabalhar.
Para as empresas, há tanto desafios quanto oportunidades. Ao mesmo tempo que é preciso adaptar práticas, o uso das estratégias certas permite atrair e engajar esses talentos — e ainda impulsionar os resultados.
Quer saber como se adaptar a geração Z e atrair os profissionais com eficiência? Confira nossas dicas!
Quem é a Geração Z?
A geração Z é formada por pessoas nascidas entre 1996 e 2010, o que a torna a geração mais nova no mercado de trabalho atual. Como todo grupo nascido em determinados períodos, a geração Z tem características distintas e, mais recentemente, se tornou alvo de alguns estereótipos.
É comum encontrar quem afirme que os nascidos nesse período são profissionais impacientes ou exigentes. Indo mais além, há quem diga que os membros da geração Z “não gostam de trabalhar”, não se comprometem ou outras afirmações semelhantes.
No entanto, esses são estereótipos que muitas vezes não condizem com a realidade e são leituras incorretas do comportamento e das demandas. Nessa geração, por exemplo, há uma busca constante por propósito, equilíbrio e flexibilidade.
No nosso relatório “Trabalho Ideal”, os integrantes da geração Z eram 16,7% dos respondentes da pesquisa. Entre esses participantes, 53% acreditam que o trabalho impacta negativamente a saúde mental, física ou o sono.
Além disso, entre os membros da geração Z que responderam à pesquisa, mais de 57% afirmam sofrer com a “síndrome do domingo”, caracterizada por um forte desânimo antes do começo da semana de trabalho.
Esse é o maior número entre todas as gerações e é 5 vezes maior que entre os Baby Boomers (nascidos entre 1945 a 1964). Cerca de 11% relatam sofrer com essa sensação.
Na prática, esses números demonstram que a geração Z tem uma percepção diferente sobre o trabalho, valorizando ambientes saudáveis e evitando condições exaustivas. A ideia de exigência por parte desses profissionais, na verdade, é um reflexo do contexto social de constante transformação na qual essa geração nasceu.
Benefícios de ter profissionais na geração Z na equipe
Como muitas das afirmações sobre a geração Z são meros estereótipos, faz sentido dizer que esses profissionais trazem um novo olhar para o mercado. Na prática, isso pode ser especialmente vantajoso para as equipes e para as empresas.
A seguir, veja quais são os principais benefícios de também contar com profissionais desse recorte geracional!
Estímulo à inovação
A geração Z pode atuar como uma plataforma para a inovação no ambiente de trabalho. Com novas ideias e soluções criativas, os profissionais mais jovens do mercado podem impulsionar mudanças positivas (e necessárias).
Inclusive, a habilidade de pensar com mais flexibilidade pode estimular o desenvolvimento de produtos ou serviços e a eficiência de processos. Como consequência, a atuação de profissionais da geração Z pode contribuir inclusive com a criação de um diferencial competitivo.
Adoção do uso de tecnologias
Os integrantes dessa geração também são conhecidos como “nativos digitais”, o que revela a aptidão para adotar e implementar tecnologias. Por ser familiarizada com diversas tecnologias, essa geração costuma aderir com facilidade a soluções emergentes, por exemplo.
Essa característica também se manifesta na adaptação rápida a novos sistemas, tecnologias e recursos. Com isso, as organizações conseguem se manter dinâmicas em um cenário em constante mudança.
Diversidade como valor essencial
Um dos pilares fundamentais da geração Z no ambiente de trabalho é a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Além de desejar atuar em ambientes com real representação, os profissionais dessa geração valorizam a troca de experiências e perspectivas nas equipes.
Esses valores são importantes não apenas para atrair e manter profissionais dessa geração. Para as empresas, estratégias verdadeiras com esse propósito contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional e até para o sucesso do negócio.
Adaptabilidade no ambiente de trabalho
Por ter nascido em um ambiente de mudanças intensas e contínuas, a geração Z é especialmente conhecida pela adaptabilidade. Isso torna as pessoas colaboradoras aptas a atuar em ambientes dinâmicos e em constante transformação.
Essa característica é fundamental para criar times — e, em última análise, empresas — resilientes. Com uma capacidade maior de lidar com cenários desafiadores e imprevisíveis, torna-se possível acompanhar as demandas do mercado com eficiência.
Construção de uma equipe multigeracional
Ter profissionais da geração Z nas equipes significa construir times profissionais multigeracionais. Dessa forma, há como promover um ambiente de trabalho diverso em perspectivas, habilidades e experiências.
De um lado, significa que pessoas de diferentes gerações no mercado de trabalho podem aprender ou atualizar competências, enquanto profissionais mais novos podem aprender com a expertise de outros membros do time.
Propósito e impacto social no trabalho
Entre os respondentes da pesquisa “Trabalho Ideal”, 72% consideram o alinhamento com valores e propósito essencial no ambiente de trabalho. Essa é uma das características mais fortes da geração Z e está diretamente alinhada com os novos interesses dos profissionais de diferentes gerações.
Para as empresas, atuar com propósito não serve apenas para atrair a geração Z — é essencial para construir um excelente ambiente de trabalho, um lugar em que as pessoas queiram trabalhar. Com as pessoas da geração Z no time, essa necessidade fica mais latente e ajuda no alinhamento entre objetivos individuais e organizacionais.
Desenvolvimento rápido e foco no crescimento
O relatório também mostra que 86,8% das pessoas desejam mais oportunidades para aprimorar suas competências. No caso da geração Z, isso se torna ainda mais forte, já que profissionais desse grupo costumam buscar um crescimento acelerado.
Quando os negócios têm profissionais dessa geração nos times e buscam atender a essas expectativas, a tendência é tornar as equipes mais preparadas para os desafios atuais e futuros. Como consequência, é possível observar mudanças positivas nos resultados organizacionais.
Como atrair talentos da Geração Z?
Para ter bons profissionais da geração Z nas equipes, é essencial adotar estratégias de atração e engajamento dessas pessoas colaboradoras. O foco deve estar em oferecer um ambiente de trabalho e oportunidades alinhadas às expectativas e valores da geração Z.
Quer descobrir como fazer isso? Confira dicas e estratégias para despertar o interesse desses talentos!
Flexibilidade no trabalho
Para quase 67% das pessoas, a flexibilidade é o segundo fator mais importante em um trabalho, ainda de acordo com o relatório “Trabalho Ideal”. Além disso, 40% dos respondentes disseram trabalhar em uma cultura organizacional flexível.
Embora isso já demonstre uma tendência, para atrair profissionais da geração Z é preciso investir ainda mais nessa questão. Afinal, as pessoas desse grupo buscam modelos que ajudem a conciliar vida profissional e pessoal.
Uma das formas de fazer isso é pensando no modelo de trabalho. Considerando que a pesquisa mostra que apenas 11% de todos os respondentes escolheria o modelo presencial, oferecer a possibilidade de trabalhar em regime híbrido ou remoto é uma estratégia relevante.
Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que a flexibilidade vai além do modelo de trabalho. Horários adaptáveis e mesmo uma hierarquia horizontal são pontos que ajudam a promover mais satisfação e engajamento entre essas pessoas colaboradoras.
Benefícios flexíveis
Por falar em flexibilidade, também vale destacar a importância de oferecer benefícios que vão além das opções tradicionais. Ao oferecer alternativas personalizadas, é possível atender às necessidades dos profissionais, incluindo da geração Z.
Considerando que 61% das pessoas consideram que benefícios voltados à saúde mental e bem-estar impactam a busca por um novo emprego, repensar a cesta de benefícios contribui com a atração de talentos.
Para a geração Z, a liberdade de escolha é especialmente positiva — e isso vai além de oferecer cartões com saldo para ser gasto conforme o interesse de cada um. Também vale a pena pensar em programas de apoio, bonificações, auxílios e outras possibilidades.
Autonomia
A flexibilidade valorizada pela geração Z também se relaciona com a autonomia no ambiente de trabalho para executar tarefas e buscar resultados. Esse se torna um componente essencial para a motivação e o desempenho, indo além da atração de talentos.
É comum que a geração prefira a liberdade de administrar as próprias tarefas e horários, em contraponto ao microgerenciamento, por exemplo. Esses profissionais também costumam priorizar os resultados em vez do controle nos processos — e tudo isso contribui para o desejado equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Para oferecer autonomia de forma estratégica é necessário criar canais claros de comunicação, garantindo que haja feedback e suporte ao longo do caminho. A comunicação ajuda, ainda, a estabelecer responsabilidades com clareza.
Também é indispensável construir um ambiente que tolere erros, já que essa é uma forma de estimular a experimentação. A oportunidade de liderar iniciativas e projetos significativos é mais uma estratégia para adotar como parte da oferta de autonomia.
Saúde mental
Já que a saúde mental é uma prioridade para profissionais da geração Z, atrair e engajar esses talentos exige a criação de um ambiente saudável e acolhedor.
Nesse contexto, uma das estratégias é oferecer benefícios diretamente ligados à saúde mental e ao bem-estar emocional. Alguns exemplos incluem serviços de apoio psicológico e até teleterapia.
Ainda, vale a pena investir em programas de conscientização sobre saúde mental, até mesmo para desfazer um eventual estigma sobre o assunto no trabalho. O estímulo ao diálogo é especialmente relevante para a construção de um ambiente verdadeiramente acolhedor.
Outra medida essencial envolve cuidar da carga de trabalho, evitando a sobrecarga. Monitorar adequadamente o desempenho dos times e fazer redistribuições de responsabilidades ajuda a evitar o desgaste emocional dos times.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro valor essencial para a geração Z e incluí-la na estratégia do negócio ajuda a atrair talentos desse grupo. Ao mesmo tempo, é preciso compreender que esses profissionais priorizam a ação efetiva rumo à sustentabilidade. Logo, as pessoas nascidas nesse período costumam rechaçar ações sustentáveis apenas como marketing — e não como um valor real das companhias.
Considerando os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG), há diversas estratégias que podem ser adotadas. Do ponto de vista ambiental, ações focadas na redução das emissões e na diminuição da pegada de carbono da companhia podem atrair esses talentos.
O foco em ter equidade no ambiente de trabalho e a geração de impacto social positivo nas comunidades também costumam ser valorizados por esses profissionais. Ainda, muitas pessoas colaboradoras que fazem parte da geração Z priorizam a transparência das organizações — o que também deve fazer parte das iniciativas de sustentabilidade.
Oportunidades de crescimento
Apesar de apenas 5% das lideranças serem da geração Z atualmente, 62% dos profissionais desse grupo desejam liderar no futuro. Esses dados demonstram que essa geração anseia crescer nas organizações, sendo essencial oferecer oportunidades de desenvolvimento.
Para tanto, a companhia deve investir em planos de carreira estruturados e que ajudem cada pessoa a entender como se desenvolver. Também é interessante investir em treinamentos, programas de capacitação de hard e soft skills e mentorias.
Também há a possibilidade de explorar alternativas como treinamentos contínuos, gamificação e até a rotação de funções. Com mais oportunidades de aprender e crescer, fica mais fácil atrair e reter talentos dessa geração.
Como você acompanhou, a geração Z tem transformado o mercado de trabalho com suas demandas por flexibilidade, autonomia e propósito. Ao se adaptar para atrair e engajar esses talentos, as empresas podem aprender com a geração e tornar seus ambientes mais dinâmicos e preparados para o futuro.
Quer se manter por dentro das novidades e tendências do trabalho? Assine nossa newsletter e receba os conteúdos na sua caixa de entrada!
Commentaires