top of page
  • Foto do escritorEquipe Great People

Por que e como celebrar datas comemorativas na empresa?

Aproveitar as datas comemorativas na empresa para celebrar com a sua equipe é uma estratégia que gera diversas vantagens para a gestão das organizações. Veja o porquê de investir nisso e como fazer da melhor forma!



Separar momentos para celebrar com o seu time pode fazer toda a diferença ao longo do ano, e aproveitar as datas comemorativas na empresa é uma ótima oportunidade. Além de servir para festejar marcos importantes, esses dias também contribuem para reforçar apoio a causas e reconhecer o esforço dos colaboradores.


E você já viu como as celebrações normalmente melhoram o clima organizacional e aumentam a motivação dos trabalhadores? Pois é, é muito importante prestar atenção em como aproveitar essas datas de forma estratégica para promover a integração dos times e engajar os próximos passos. 


Neste conteúdo, você vai descobrir como promover a imagem da sua marca e impulsionar os resultados do endomarketing utilizando algumas comemorações que se alinham com os propósitos do seu negócio. Saiba mais!


Por que celebrar datas comemorativas na empresa?


As datas comemorativas na empresa são uma chance única de fortalecer a cultura e o clima organizacional da sua empresa, além de valorizar os esforços das equipes e motivar seus colaboradores.  

Confira, a seguir, algumas das principais razões de utilizar as datas comemorativas para celebrar. 


Aumento do engajamento e motivação

Quem não gosta de ter um motivo a mais para comemorar? Separar momentos de celebração, aproveitando as datas comemorativas, pode tirar as pessoas da rotina, expandir a interação entre os times e, ainda, envolver os colaboradores com os propósitos e valores da organização. 


Senso de pertencimento 

Por facilitar a integração e oferecer momentos de descontração de forma leve, a comunicação interna entre os diversos setores pode melhorar, aumentando o senso de pertencimento de cada colaborador.


Celebração de pautas importantes para os funcionários 

Algumas datas comemorativas vão além de uma tradição para muitas pessoas, significando valores e pautas importantes que simbolizam muito mais do que apenas algumas horinhas de celebração. Por isso, é importante fazer uma pesquisa interna sobre quais dias precisam contar com um evento à parte.


Fortalecimento da marca empregadora

Muitos empresários sabem que precisam oferecer experiências satisfatórias aos clientes para fortalecer a marca, mas é necessário ter esse fortalecimento também dentro da empresa. 


Além de tornar a organização mais próxima das pessoas, humanizando as relações profissionais, as datas comemorativas também são uma ótima forma de promover a qualidade de vida e manter colaboradores talentosos.


Fomento à diversidade e inclusão 

As datas comemorativas podem servir tanto para celebrar quanto para homenagear e promover pautas importantes envolvendo diversidade e inclusão na sua empresa. Por isso, é essencial desenvolver um ambiente respeitoso, aberto à diversidade de opiniões e com uma comunicação inclusiva, seja o modelo de trabalho físico ou remoto.


Como celebrar as datas importantes?


Agora que você já sabe quais são as principais razões para celebrar as datas importantes na sua empresa, é necessário entender quais são as principais 7 estratégias para fazer isso da melhor forma. Confira a seguir!


1. Defina as datas mais importantes para o seu negócio

Quais são os propósitos e objetivos da sua empresa? É interessante verificar as datas comemorativas do ano e analisar quais delas mais fazem sentido de acordo com a identidade da sua marca.


Para comemorar datas que apresentam fit com o que sua empresa valoriza e vende, é indicado criar um calendário de comemorações e organizar as próximas ações de endomarketing.


2. Inclua causas sociais relacionadas à inclusão

Além de momentos de festa e comemoração, é válido adicionar campanhas de causas sociais e de conscientização ao calendário da sua empresa para engajar a sua equipe e, ainda, promover a imagem da organização mostrando sua preocupação e real engajamento com pautas importantes.


3. Crie campanhas para reconhecer funcionários

Quais foram as últimas ações de valorização dos colaboradores que foram feitas na sua empresa? Muitas organizações destacam o funcionário do mês e as metas que foram alcançadas, mas é possível pensar em outras oportunidades para celebrar os esforços realizados e festejar em conjunto.


4. Separe um orçamento para endomarketing

Depois de já ter feito um calendário de datas a serem comemoradas, vale a pena planejar as ações de endomarketing a serem realizadas e o orçamento a ser utilizado com a equipe.


5. Divida tarefas com responsáveis e prazos

Para que as comemorações realmente possam integrar a equipe com mais facilidade, aumentando o senso de pertencer em cada colaborador, você pode montar um cronograma de tarefas a serem realizadas e comunicar tudo de forma transparente.


6. Crie memórias por meio de registros

Fazer fotos e vídeos, além de marcar os momentos por muito mais tempo, também é essencial para facilitar o compartilhamento nas redes sociais e criar um material histórico dos colaboradores e da empresa.


7. Faça avaliações constantes sobre o que tem sido feito

Após cada um dos eventos realizados, é fundamental documentar tudo o que foi feito e elaborar pesquisas de satisfação com os colaboradores. O que pode ser melhorado para os próximos? Fazer uma lista pode ajudar a planejar estrategicamente os objetivos de cada comemoração e as ações futuras. 


As datas comemorativas na empresa são essenciais para as ações do RH, a integração entre gestores e colaboradores e, ainda, para o fortalecimento da imagem interna e externa da organização. Ou seja, ao criar ações para celebrar algumas datas, toda a empresa pode sair ganhando. 


Quer criar um ambiente mais agradável, criando laços e memórias com as equipes? Aproveite para usar o calendário que preparamos para ajudar você. 


Baixe o calendário da diversidade e planeje iniciativas para transformar a sua empresa neste ano. 

2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page