Transformar e otimizar o ambiente de trabalho é essencial para a empresa ser um excelente lugar para trabalhar. Porém, as mudanças precisam ser feitas de modo estratégico e orientado. Para tanto, realizar o diagnóstico de clima organizacional se mostra indispensável.
Essa ferramenta é mais que um levantamento, já que ela mapeia os sentimentos e impressões das pessoas sobre o local de trabalho. A partir desses resultados, fica mais fácil conhecer os motivadores e o que fazer para melhorar os resultados.
Ao continuar a leitura, você descobrirá o que é o diagnóstico de clima organizacional e como realizá-lo com eficiência!
O que é e por que fazer diagnóstico de clima organizacional?
O diagnóstico de clima organizacional é uma ferramenta que avalia a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Além do próprio clima, ele considera fatores como:
satisfação;
motivação;
engajamento dos colaboradores.
A partir da identificação de pontos fortes e de áreas de melhorias, torna-se possível fazer as mudanças necessárias para tornar o ambiente melhor e mais produtivo.
Outro objetivo desse diagnóstico é fornecer dados reais sobre o ambiente de trabalho. A partir dessas informações, é possível tomar decisões informadas e com maiores chances de acerto.
Benefícios de realizar esse diagnóstico
No geral, realizar esse tipo de diagnóstico é necessário para identificar oportunidades reais de melhoria. Com ações estruturadas, o clima organizacional é otimizado e isso se reflete nos resultados da gestão de pessoas e do negócio em geral.
Um estudo da Universitas Prima Indonesia identificou que quanto melhor é o clima organizacional, menor tende a ser a intenção de turnover. O mesmo estudo concluiu que a rotatividade é 79% impactada pelo ambiente, sendo esse um dos fatores mais relevantes para a saída ou retenção de talentos.
Além disso, o potencial de atração de talentos também é maior nessas companhias. Segundo o relatório “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2024”, do GPTW Brasil, as empresas premiadas receberam 21,8 milhões de currículos no último ano, atingindo um novo recorde.
Em partes, esse resultado se deve ao peso da marca empregadora, a qual também depende do bom clima organizacional.
No geral, a realização do diagnóstico de clima e a implementação de melhorias também ajudam a otimizar o engajamento e a produtividade do time e da empresa. Isso leva a uma geração mais efetiva de resultados.
Como fazer o diagnóstico de clima?
Antes de partirmos para as etapas necessárias para esse diagnóstico é preciso conhecer as características essenciais da ferramenta. Dessa forma, você entenderá o que diferencia esse diagnóstico de outras pesquisas e avaliações.
Anonimato e confidencialidade
O anonimato e a confidencialidade são essenciais para o diagnóstico de clima organizacional. São essas características que criam um ambiente de segurança, onde as pessoas se sentem confortáveis para responder de maneira honesta.
Isso ocorre porque o fato de as pessoas saberem que não serão identificadas elimina o receio de sofrer represálias no caso de respostas negativas. Com isso, elas se sentem mais confiantes em compartilhar percepções reais, tecer críticas ou fazer sugestões relevantes.
Criar um ambiente seguro para as respostas é fundamental para gerar resultados fidedignos. Como as pessoas falam de forma honesta, fica mais fácil ter uma visão realista do cenário da companhia.
Personalização para a realidade da empresa
Também é essencial que o diagnóstico de clima organizacional seja adaptado para a realidade da empresa. Afinal, cada organização tem características únicas como cultura, objetivos estratégicos e desafios.
A personalização é uma grande responsável pelo alinhamento entre essa avaliação, os resultados obtidos e as necessidades do negócio. Como consequência, é possível chegar a um plano de ação eficaz e verdadeiramente relevante para a companhia.
Para ter sucesso nesse sentido, convém considerar fatores como o setor de atuação, o porte da empresa, o tamanho das equipes e mesmo a estrutura organizacional.
Se uma empresa atua de modo majoritariamente remoto, por exemplo, pode não fazer sentido perguntar sobre a satisfação com a infraestrutura do escritório. Por outro lado, é interessante priorizar questões sobre a flexibilidade e as relações interpessoais.
Além de otimizar a captação e análise de respostas, essa personalização facilita a implementação de mudanças sustentáveis. Com isso, há mais chances de otimizar o ambiente de trabalho de forma bem-sucedida.
Adoção estratégica
O diagnóstico de clima organizacional também deve ser realizado com estratégia e intencionalidade. Mais que coletar informações sobre a percepção dos times, é essencial que a empresa esteja disposta a realizar as mudanças necessárias.
As decisões que ocorrerem a partir dos resultados do diagnóstico devem ser transformadoras e alinhadas com as metas organizacionais. Além de permitir priorizar as iniciativas mais relevantes, essa é uma forma de atuar para ajudar na conquista de resultados para o negócio.
Quando a aplicação não é estratégica, por outro lado, costuma haver o desperdício de oportunidades de realizar melhorias importantes. Com isso, a ferramenta perde o seu propósito — e é essencial evitar esse cenário.
Quais são as etapas desse diagnóstico?
Como o diagnóstico de clima impulsiona diversas transformações no negócio, ele tem que ser realizado de forma estruturada. A seguir, veja as etapas indispensáveis ao aplicar essa ferramenta.
Definir objetivos
O primeiro passo consiste em definir os objetivos com a realização do diagnóstico de clima organizacional. É nessa etapa que ocorre a definição do propósito do processo, o que serve de orientação para as fases seguintes.
A escolha dos resultados deve incluir também os objetivos estratégicos do negócio, já que isso torna a gestão de pessoas ainda mais relevante. Então, mais que pensar na melhoria da avaliação do ambiente de trabalho, é possível pensar em resultados como:
aumento da produtividade dos times;
redução dos níveis de turnover voluntário;
aumento da permanência e engajamento de talentos.
Com essa etapa, é possível focar nas reais necessidades do negócio, o que ajuda a obter resultados acionáveis e aplicáveis. O alinhamento ao planejamento também é importante para facilitar a adoção das ações de melhoria.
Coletar dados
Com os objetivos estabelecidos, é necessário realizar a coleta dos dados referentes à percepção dos colaboradores. Para tanto, é comum utilizar uma série de recursos, como questionários anônimos, entrevistas, grupos focais e mais.
Também é importante ter atenção às escalas utilizadas, já que é possível medir o grau de satisfação ou insatisfação — em vez de apenas verificar se as pessoas estão satisfeitas ou não. Já as perguntas abertas, como sugestões ou críticas, permitem gerar insights ainda mais valiosos.
A tecnologia tem um papel fundamental na obtenção de dados. Além de facilitar a integração e a coleta das informações, ela ajuda a manter o anonimato.
Vale notar, ainda, que a coleta de dados deve ser precedida por explicações sobre as perguntas e como as pessoas devem respondê-las. A clareza na comunicação sobre prazos e outros aspectos sobre a participação é essencial para que tudo saia como o esperado.
Analisar dados coletados
Após o período de coleta de dados se encerrar começa a etapa referente à análise das informações. Esse processo é crucial para transformar as respostas em insights que são relevantes tanto para indicar os pontos de melhoria quanto para direcionar as ações que devem ser adotadas.
Para tanto, ocorrem diversos processos, como compilação, organização e avaliação de dados. A intenção é identificar tendências, padrões e áreas críticas que exigem mais atenção.
Uma avaliação aprofundada e feita corretamente é indispensável para garantir que o diagnóstico cumpra o seu papel. É a partir dessas informações que serão tomadas as próximas decisões.
Criar planos de ação e recomendações
Uma vez que os dados sejam analisados, ocorre a etapa final do diagnóstico de clima organizacional: a criação de planos de ação e as recomendações de melhorias. Afinal, é a partir dos insights fornecidos pelos dados que são traçadas estratégias para potencializar os pontos fortes e corrigir as questões críticas.
O planejamento de ação precisa priorizar as atividades, de acordo com a urgência e o impacto. Se o turnover estiver muito elevado e houver uma ação que ajude a corrigir esse problema, o ideal é que ela fique à frente de outras estratégias menos relevantes.
Também é importante envolver as lideranças na criação e na implementação desses planos de ação. Caberá às pessoas líderes de cada área adotar as medidas mais adequadas de acordo com os resultados da pesquisa do time e dos objetivos da empresa.
Por fim, as iniciativas aplicadas ao cotidiano do negócio devem ser acompanhadas para que seja possível conferir sua efetividade. Inclusive, vale a pena realizar o diagnóstico de forma periódica para verificar a evolução dos pontos identificados nas pesquisas anteriores.
Agora você sabe que o diagnóstico de clima organizacional é um catalisador de mudanças estratégicas. Com a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria, a ferramenta permite tornar o ambiente de trabalho melhor e mais saudável.
Agora, convidamos você a continuar conosco e entender como a Great People Consulting - consultoria oficial do GPTW - pode ajudar a sua empresa nesse processo de diagnóstico e melhoria do seu ambiente de trabalho.
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